Vereador Pastor Diego cobra posição da PMA sobre aplicabilidade das emendas impositivas

por Lucivânia Pereira, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 17/10/2023 13h50, última modificação 17/10/2023 13h50

Foto: China Tom

Preocupado com prazos e em converter benefícios à população, o vereador Pastor Diego (PP) voltou a cobrar um posicionamento da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) sobre a aplicação das emendas impositivas. O parlamentar foi enfático, chamando a atenção para a necessidade de acelerar a execução e que o Poder Executivo elabore um cronograma de ações. Ele destaca que muitas dessas emendas estão pendentes e que o tempo está se esgotando para que sejam efetivamente aplicadas ainda este ano.

Uma das questões que o vereador enfatizou foi a dificuldade de aplicação das emendas destinadas a obras. Segundo ele, o final do ano se aproxima, e tanto reformas quanto construções demandam tempo significativo. “Isso levanta a preocupação de que muitas dessas emendas possam não ser aplicadas antes do término do exercício financeiro, o que prejudicaria o objetivo de melhorar as condições da cidade”, enfatizou.

A cobrança de Pastor Diego destaca a importância de um acompanhamento mais eficaz da execução das emendas impositivas por parte da administração municipal. Além disso, ele sugeriu a necessidade de maior transparência e agilidade no processo de destinação dos recursos, de modo a garantir que as emendas cumpram seu propósito de beneficiar a comunidade. “O tempo já correu e, para muitas das destinações, o que resta não será suficiente para executar. A solicitação que deixo é para saber como vai ficar a situação. O que será aplicado ainda em 2023 e o que ficará para o próximo ano”, reforçou.

Diante do exposto, o parlamentar sinaliza a importância do debate sobre a eficiência na alocação de recursos públicos e o cumprimento das promessas feitas por meio das emendas impositivas. “A população aguarda com expectativa a resposta das autoridades em relação a essa demanda por celeridade e efetividade na aplicação das emendas”, finalizou Diego.

Justificativa

Em resposta, o presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) afirmou que já dialogou com o prefeito e marcou posição. “Deixarmos emendas pendentes para o próximo ano, eu acho uma tragédia. A mensagem que o Parlamento mandou foi: não queremos ver isso ser empenhado no final do prazo que resta para pagar. Deixamos bem claro, mais claro do que isso, só a luz Divina. Então, vamos aguardar’, esclareceu.