Vereador Miltinho Dantas propõe construção de hospital municipal para aliviar superlotação do HUSE
Durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira (6), o vereador Miltinho Dantas defendeu a construção de um hospital municipal na capital sergipana, com o objetivo de desafogar o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e ampliar a rede de atendimento à população.
Em seu pronunciamento, o parlamentar relatou que esteve reunido, na manhã de hoje, com o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, que apresentou dados sobre a atual situação da saúde pública em Sergipe. Segundo Miltinho, o secretário demonstrou preocupação com o fato de o Estado contar apenas com o HUSE para atender casos de alta complexidade.
“Hoje, nós temos apenas o Hospital de Urgência, o João Alves, para atendimento dos casos mais graves. Temos o Nestor Piva, na Zona Norte, e a UPA Fernando Franco, no conjunto Augusto Franco, ambos sob administração da Prefeitura de Aracaju. No entanto, precisamos de um hospital municipal que também possa atender pacientes de maior complexidade”, destacou o vereador.
Miltinho defendeu que o tema seja debatido com a prefeita Emília Corrêa, enfatizando que a criação de um hospital municipal reforçaria a rede de assistência, proporcionando mais qualidade e agilidade no atendimento à população. Ele também reconheceu os investimentos recentes da Secretaria Municipal da Saúde, que anunciou a construção de novos postos, mas lembrou que, quando se trata de saúde, “não se deve medir esforços”.
O vereador aproveitou para relatar o caso de uma amiga que está internada há 15 dias no Hospital Nestor Piva, aguardando uma vaga de UTI.
“Estamos acompanhando com muita ansiedade a espera por uma UTI, já que todas as unidades estão ocupadas”, lamentou. “Acho que já passou da hora de a Prefeitura de Aracaju pensar na construção de um hospital municipal que ajude a reduzir a demanda do HUSE”, concluiu Miltinho, reforçando que o hospital estadual enfrenta superlotação constante.