Vereador Isac defende a preservação da cultura Afro-brasileira e o respeito às diferenças religiosas

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/09/2023 15h29, última modificação 19/09/2023 15h29

Foto: Gilton Rosas

O vereador Isac Silveira (PDT), conhecido por sua atuação comprometida com a diversidade e os direitos culturais, votou favorável ao Projeto de Lei de número 102/2023, que visa a preservação do patrimônio histórico e cultural de origem afro-brasileira no município de Aracaju e o reconhecimento das comunidades de terreiros.

Em um contexto em que as tensões e polarizações têm sido mais evidentes, Isac destacou a importância de respeitar todas as religiões, incluindo as de matriz africana. Durante as discussões do PL, em 1ª votação, deixou claro que é fundamental combater o ódio, especialmente em questões relacionadas à religião e às concepções ideológicas. O vereador elogiou colegas parlamentares que são pastores e outros que não são membros de religiões de matrizes africana que votaram a favor do Projeto, destacando a importância do respeito ao legado cultural trazido pelos negros, que influencia diversos aspectos de nossa sociedade, desde a alimentação até a forma de pensar.

Isac argumentou que a defesa da democracia deve incluir a garantia de direitos iguais para todas as manifestações culturais e religiosas. Ele ressaltou a importância de os espaços públicos serem acolhedores para todas as crenças, incluindo as religiões de matriz africana. Para o vereador, “a diversidade é fundamental, e é dever do parlamento assegurar que todos tenham oportunidade de expressar sua cultura e religião”.

Ao final de suas palavras, Isac citou o ensinamento de Jesus sobre o amor e concluiu: "O mundo precisa ser de todos nós. Por isso, voto e sou favorável ao Projeto de Lei, e espero que outras Casas Legislativas possam optar pelo amor, assim como Jesus nos ensinou.

O voto favorável do vereador Isac representa um importante passo para a promoção da diversidade e o respeito às diferentes crenças religiosas em Aracaju, fortalecendo o compromisso com a igualdade e a valorização da cultura afro-brasileira na cidade.