Vereador Isac articula reunião entre representantes de sindicatos e prefeito interino

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/09/2023 15h53, última modificação 20/09/2023 15h53
Vereador Isac articula reunião entre representantes de sindicatos e prefeito interino

Foto: Assessoria Parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 20, representantes de sete sindicatos se reuniram com o prefeito interino de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (Rede). O encontro foi articulado pelo vereador Isac Silveira (PDT) e teve como objetivo discutir demandas relacionadas à categoria dos servidores municipais. 

A reunião contou com a presença dos sindicatos: Sintama, Sacema, Sindasse, Sindipema, Sepuma, Sindatran e Sinodonto, que trouxeram suas preocupações e reivindicações à mesa com relação ao pagamento do piso e reajuste salarial das categorias.  

Gilvania Ferreira, presidente interina do Sintama, expressou a inquietação da base sindical em relação à falta de decisões concretas da gestão municipal de Aracaju referentes ao Projeto de Lei (PL) que, inclusive, já foi encaminhado por outros municípios. Ela enfatizou que a categoria dos servidores não está satisfeita com a situação atual e deseja que o PL para implementação e pagamento do Piso Salarial da Enfermagem, seja encaminhado à Câmara. Vale ressaltar que o prazo para o repasse do valor retroativo se encerra nesta quinta-feira, 21, conforme determinação do Ministério da Saúde. “Nós queremos que o PL seja devidamente enviado e aprovado, aqui em Aracaju, afinal, estamos aguardando da Prefeitura o pagamento do piso salarial até o final do mês, uma promessa que ainda não se concretizou”. 

Augusto Fábio, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, respondeu às preocupações dos sindicatos, destacando que a prefeitura realizou estudos sobre os impactos orçamentários das demandas apresentadas. No entanto, ele não forneceu garantias concretas durante a reunião. 

Nivaldo Fernandes, presidente do Sepuma, fez questão de mencionar que a Prefeitura deveria informar sobre alternativas que não prejudicariam a previdência ao atender às reivindicações dos sindicatos.

O vereador Isac Silveira, responsável pela articulação da reunião, pediu compreensão aos presentes para que pudessem dar prioridade às reivindicações do Sintama. Ele explicou que o sindicato estava próximo do prazo de envio do PL à Câmara para regulamentar o pagamento do piso salarial, cujo prazo estava previsto para o próximo dia 21.

A reunião entre os representantes dos sindicatos e o prefeito interino foi marcada por um clima de expectativa quanto às posturas de Ricardo Vasconcelos, porém, de muita incerteza quanto às respostas concretas às demandas apresentadas pelos servidores municipais que aguardam uma posição de Edvaldo Nogueira (PDT).