Vereador Isac acompanha de perto ‘a novela’ do pagamento dos colaboradores do Hospital de Cirurgia

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/01/2018 08h00, última modificação 23/01/2018 13h21

Foto: Assessoria do parlamentar

Cerca de 1.200 funcionários do Hospital de Cirurgia poderão voltar ao trabalho normalmente ainda nesta terça-feira, 23. A notícia de que os salários do mês de dezembro, e o décimo terceiro salário referente ao ano de 2017, deverão ser pagos ainda na tarde de hoje. De acordo com o diretor administrativo financeiro do hospital, Milton Eduardo, o documento já foi assinado. "Quem assinou a autorização foi o secretário de estado da saúde, Almeida Lima. Agora estamos apenas aguardando a liberação dos valores pelo Banese", afirmou Milton.

Desde o fim de dezembro os sindicatos realizam assembleias para tentar sanar o problema dos atrasados, mas a greve só foi deflagrada no último dia 20 deste mês. Aderiram a paralização os enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, trabalhadores da lavandaria, recepção e limpeza. Várias promeças já foram realizadas aos trabalhadores, e nenhuma foi cumprida. O Sintasa acompanha de perto todo o processo da greve, e seu presidente foi categórico. "O movimento grevista só irá acabar quando o dinheiro estiver na conta”, assegurou Augusto Couto, presidente do Sintasa.

Apesar de todo o embaraço, a urgência, U.T.I e o centro cirúrgico não tiveram suas atividades paralisadas. “Estamos com 30% do efetivo trabalhando para manter o hospital de portas abertas. Nós respeitamos o paciente que precisa de atendimento. Mas, sem os salários a situação dos trabalhadores ficou bem difícil", explicou o presidente da Associação dos Funcionários e Amigos do Hospital de Cirurgia, Cícero Dantas.

O diretor administrativo financeiro Milton Dantas, também informou que o salário referente ao mês de janeiro será pago até o dia 10 de fevereiro. Desde o início do mês o vereador Isac (PCdoB) acompanha a situação da categoria, colocando o seu mandato a disposição para dialogar e tentar de alguma maneira minimizar o sofrimento dos trabalhadores. "Foi um sofrimento para todos os colaboradores, mas agora estou feliz que a situação tenha chegado ao fim. Eu acompanhei de perto a luta dessas pessoas, cobrei, fui atrás, e será sempre assim. Os sindicatos estão de parabéns por cuidar dos trabalhadores, por lutarem pelos seus direitos. E eu vou continuar cobrando, fiscalizado, afinal, essas pessoas não podem trabalhar sem receber", desabafou Isac Silveira.