Iran Barbosa participa de ato junto com os aposentados do Magistério

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/01/2018 01h00, última modificação 24/01/2018 01h15
Iran Barbosa participa de ato junto com os aposentados do Magistério

Foto: Assessoria do parlamentar

Durante o Ato Público pela Capitalização do Sergipeprevidência, realizado na terça, 23, o professor e vereador Iran Barbosa (PT) manifestou irrestrito apoio aos professores aposentados do Estado que enfrentam, constantemente, os atrasos e parcelamentos de salários.

“Primeiramente, reconheço a resistência dessa parcela importante da nossa categoria que tem sido fundamental para que possamos continuar fazendo nossa luta. Os aposentados do magistério sergipano estão de parabéns porque estão resistindo e lutando pelo seu direito básico, que é receber os seus proventos integralmente e em dia”, disse o vereador.

O parlamentar destacou alguns marcos importantes da luta do magistério, que resultaram em valorização dos aposentados é que hoje estão sendo atacados. “Na década de 90, com muita luta e resistência conseguimos aprovar o Estatuto do Magistério e, como resultado, a carreira foi estruturada de uma forma que dava uma expectativa de vida melhor para quem se aposentasse. Da mesma forma, lutamos e conseguimos a aprovação do plano de carreira, em 2001, quando reafirmamos a paridade como instrumento de preservação da igualdade entre os professores da ativa e os aposentados. Naquele momento, inclusive, rejeitamos de forma altiva, propostas do governo que quebravam o tratamento isonômico entre ativos e aposentados”, relembrou.

“Em 2008, através do mandato que representei, na Câmara Federal, o magistério conseguiu aprovar, por meio de uma emenda de minha autoria, que todos os benefícios do Piso Salarial fossem extensivos e aplicados a todas as aposentadorias e pensões”, destacou Iran, acrescentando que “a nossa história é uma história de luta e de conquistas de direitos”.

Para o professor Iran, nos últimos tempos, o magistério tem sofrido o desmonte da sua carreira, como também o desrespeito aos direitos dos aposentados. “Nós não estamos e não ficaremos silenciosos. A nossa luta é por respeito e valorização. Manifesto a minha solidariedade irrestrita aos colegas aposentados. Não ao atraso e ao parcelamento dos proventos dos aposentados! Não ao achatamento da carreira dos professores! Não à Reforma da Previdência”, afirmou.

Iran Barbosa lembrou também que já propôs Auditoria nas contas da Previdência Estadual, como forma de se obter um diagnóstico verdadeiro do nosso fundo previdenciário, indo além de um discurso simplista do déficit. Além disso, Iran apoia o abaixo-assinado em defesa da capitalização do fundo previdenciário dos servidores públicos do Estado, iniciativa do Sintese.