Vereador Byron participa de evento em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down

por Jacqueline Reis, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/03/2023 15h15, última modificação 20/03/2023 15h13

Assessoria de Imprensa

Conosco, não por nós. É com esse tema que a Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down celebra este ano o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado amanhã, 21. Defensor de causas sociais e em busca de também ser um agente de transformação na sociedade, o vereador Byron (Republicanos), fundador do Projeto 'Estrelas do Mar', participou do Seminário Jurídico " Aspectos da Tomada de Decisão Apoiada", promovido pela Associação junto ao Ministério Público (MP) , nesta segunda-feira, 20, no Auditório do MP.
"Costumo dizer que assegurar os direitos de alguém é permitir que esta pessoa o exerça. Isso se dá a todo e qualquer cidadão, tenha ele alguma deficiência ou não. A nossa sociedade ainda tem muito o que aprender sobre igualdade, inclusão e deficiência. Momentos como este seminário, nos permite dar voz e espaço a pessoas que, por vezes, têm suas escolhas omitidas ou , até mesmo, ignoradas", ressaltou o vereador .
Ministrado pelo Doutor em Direito, professor de Direito Civil e Analista Judiciário do TJ/BA, Salomão Resedá, a palestra teve foco na importância da escuta ativa aos desejos e necessidades da pessoa com deficiência, de maneira a abranger todas as deficiências, não apenas intelectual. "Nós somos frutos de uma sociedade que cresceu em um sistema 'castrativo', até a conquista da Constituição de 88. Por isso, não é de se estranhar que até os dias de hoje enfrentemos grandes dificuldades acerca dos direitos da pessoa com deficiência. Quebrar paradigmas não é ruim. É necessário. Enxergar a pessoa com Síndrome de Down como alguém totalmente capaz de suas decisões e escolhas é essencial. Entretanto, não se pode ser negligente, as pessoas com Down ou outra deficiência precisam de mais cuidados e orientações, mas nada disso o incapacita. Por isso, a Tomada de Decisão Apoiada elege, no mínimo, duas pessoas idôneas , as quais a pessoa com deficiência mantenha vínculo e goze de confiança, para lhe prestar apoio diante da decisão de atos da vida civil , os quais o deficiente se sinta vulnerável", pontuou Salomão destacando o artigo Tomada de Decisão Apoiada da Lei 13.146/2015.

Para o vereador Byron, a fala do palestrante traz ainda mais clareza à população sobre o quanto o termo igualdade ainda é usado de maneira equivocada. " Muito se fala sobre igualdade, mas pouco se discute sobre o caminhar lado a lado às pessoas com deficiência. Precisamos retirar o deficiente do lugar de incapaz.  É como se sempre fosse necessário haver uma hierarquia para que essas pessoas sejam vistas. Elas são vistas através de alguém e não junto a alguém. Com todas as informações adquiridas nesta manhã, tenho certeza que poderei contribuir ainda mais para a nossa sociedade", concluiu o vereador.

Ainda no seminário, foi ressaltado a importância da família enquanto o primeiro apoio da pessoa com deficiência, de maneira que os familiares precisam estar devidamente informados e aptos a empoderar os seus, lutando pela autonomia do deficiente e não, compactuando para sua invisibilidade, mesmo que de maneira inconsciente . O ambiente escolar e o ambiente de trabalho também foram destacados em prol do desenvolvimento e da atuação da pessoa com deficiência enquanto cidadão.