Vereador Binho conhece equipe de halterofilismo paralímpico de Sergipe

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/10/2022 14h05, última modificação 25/10/2022 14h05
Vereador Binho conhece equipe de halterofilismo paralímpico de Sergipe

Foto: Assessoria Parlamentar

Na manhã desta segunda-feira, 26, o vereador Binho (PMN) conheceu as atividades da equipe de halterofilismo paralímpico de Sergipe, dando mais um passo em seu levantamento do cenário esportivo de Aracaju.

O projeto é de iniciativa do professor Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe, Felipe Adair, e existe desde 2016, envolvendo estudantes de mestrado que dão suporte a cerca de 40 atletas. O projeto também atende pessoas com deficiências físicas que queiram praticar a atividade sem o intuito de participar de competições.

O projeto também recebe o apoio de voluntários, a exemplo do educador físico e empresário Pablo Prata, que se surpreendeu com os benefícios da iniciativa “Eu vi pessoas chegarem aqui com depressão e encontrarem, além do esporte, amigos com os quais dividem alegrias e superações.”, afirmou Pablo.

Mesmo diante de várias dificuldades, como falta de patrocínio para viagens, recursos para a aquisição de melhores equipamentos e suplementação alimentar, os atletas contam com várias destaques em competições nacionais e mundiais, a exemplo do atleta Aílton Bento, que participou das olimpíadas de Tóquio obtendo o sétimo lugar, além do terceiro lugar no campeonato pan-americano e três medalhas de ouro e bronze.

Mais um destaque é o atleta José Arimatéia, membro da equipe desde 2019, obteve o segundo lugar em competição nos Estados Unidos esse ano e foi, recentemente, convocado para a seleção brasileira paralímpica, com a qual irá, ao fim do ano, representar o Brasil em Dubai.

Além desses atletas, Binho ficou admirado com a vice campeã brasileira Camila Feitosa, a segunda menor mulher do Brasil, que com apenas 21kg consegue levantar até 63kg, sendo, em proporção, uma das mulheres mais fortes do mundo e dona de uma alegria contagiante.

O programa ainda é uma das entidades acadêmicas que mais faz pesquisas científicas e publica artigos em nível mundial sobre o assunto, recebendo frequentemente convites de outros países para trabalhos conjuntos.

Binho parabenizou o professor Felipe Adair e todos os envolvidos no programa, se disponibilizando a ajudar a fortalecer a iniciativa junto ao poder público. “Eu achei que encontraria aqui apenas atletas, mas tive uma lição de superação de vida. O exemplo dessas pessoas precisa ser levado reconhecido pela sociedade e inspirar tantos outros.”, afirmou o vereador.