Tribuna Livre trata sobre abandono de animais

por Viviane Cavalcante — publicado 19/03/2019 12h27, última modificação 19/03/2019 12h27
Tribuna Livre trata sobre abandono de animais

Foto: César de Oliveira

A Tribuna Livre na manhã desta terça-feira, 19, trouxe a presidente da Ong Elan (Educação e Legislação Animal) para falar sobre a questão do abandono animal e o impacto que essa situação causa nos seres humanos.

Da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nazeré apresentou fotos que retratam o que alguns animais passam com a falta de cuidados do humano. Nas fotos, Nazaré mostrou um cavalo desmaiado, pois, foi agredido por um carroceiro porque o animal não dava ré. “Vejam, senhores agora animais tem marcha ré” ironizou completando que a maioria dos animais que são usados como tração ficam desidratados e apresentam um quadro de infecção.

“Se os senhores acham que isso não interfere nas suas vidas lembrem que a mesma mosca pousa nas fezes desse animal contaminado pousa no copo dos senhores e pode provocar diversas doenças”, frisou. Outra situação citada por Nazaré é o fato de que animais usados para puxar carroças não aguentam mais que cinco anos e após esse período são abandonados em via pública atrapalhando o trânsito ou são atropelados causando sérios acidentes.

A presidente da Ong considera que a culpa disso tudo é a inércia dos gestores, legisladores públicos e da população que vota em pessoas que não se preocupam com a causa animal. “Quando eles vão querer mudar essa realidade? Cinco minutos antes de atropelar um animal solto na pista?”, questionou.

Para Nazaré, outro grande problema existente é a falta de controle de natalidade de cães e gatos. Sobre o assunto, a presidente do Elan disse que os gestores públicos não cumprem uma Lei Federal que obriga a castração de animais. “A sociedade anseia por políticas públicas animais. Me coloco a disposição de parlamentar que queira entender sobre o assunto. É a minha saúde e segurança pública é que está em jogo. Eu sou voluntária e trabalho para cada um. Esse trabalho beneficia a vida de cada um”, finalizou.

Vereadores

Após as explanações de Nazaré Moraes, os vereadores Américo de Deus (Rede), Isac (PCdoB), Jason Neto (PDT), Anderson de Tuca (PRTB), Emília Corrêa (Patriota), cabo Amintas (PTB) e Pastor Alves (PRB) ressaltaram o trabalho que vem sendo desenvolvido por Nazaré ao longo dos anos à frente da Elan.

Para Emília, a gestão pública precisa ter mais amor e boa vontade com a causa animal. Além de ser desumano gera um dano terrível a saúde do ser humano. “Não adianta sermos fazedores de Lei, temos que brigar  por questões que envolvem o bem-estar da população aracajuana”, disse.

Jason Neto afirmou que os políticos precisam abrir mais a cabeça para a causa animal e se atentar para políticas públicas na área. “Depois que tive animal em casa foi que mudei a concepção com os animais”, revelou.

Já Anderson de Tuca, sugeriu que os vereadores da CMA criem uma frente parlamentar para conversar com o prefeito Edvaldo Nogueira sobre questões que envolvem a causa animal. “O Executivo tem um papel primordial para contornar essa situação. Não podemos nos contentar e limitar ao Castramóvel. Precisamos fazer mais”, ressaltou.