Thiaguinho convida setor empresarial para debater taxa de publicidade

por André Carvalho, Assessoria de Comunicação do parlamentar — publicado 06/09/2017 04h50, última modificação 06/09/2017 15h01
Thiaguinho convida setor empresarial para debater taxa de publicidade

Assessoria do parlamentar

A convite do vereador Thiaguinho Batalha (PMB), representantes da classe empresarial estiveram na tarde de terça-feira, 5, participando de uma reunião na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para discutir a Lei Municipal nº 4.422/2013, que estabelece, entre outras normas, o pagamento de taxa anual de publicidade. A comitiva foi recebida pelo diretor-presidente do órgão, Luis Roberto.

Uma das principais reclamações dos empresários é em relação ao valor abusivo cobrado pela Prefeitura Muninipal de Aracaju. O valor da taxa é calculado a partir da dimensão do letreiro. O assunto tem sido uma das principais bandeiras do vereador Thiaguinho Batalha. "Nós entendemos que a Prefeitura tem que rever a taxa de publicidade e encontrar um denominador comum. Ela não deixará de arrecadar, mas é preciso estabelecer critérios", avaliou.

O presidente da Emsurb informou que em relação aos painéis de outdoor, a situação já foi resolvida. Segundo Luis Roberto, o valor cobrado será reduzido e um projeto de lei será encaminhado para a Câmara de Vereadores. Sobre os arranjos publicitários (letreiros e placas de identificação), a Emsurb estará fazendo um novo estudo para que seja feita uma adequação, que seja justa para a Prefeitura e para os empresários.

Brenno Barreto, presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), considerou a reunião muito proveitosa e parabenizou o vereador Thiaguinho pela defesa da categoria. "É louvável o vereador se preocupar com o setor empresarial, em um período tão difícil que o comércio vem passando. Ele se dispôs a nos ajudar questionando algumas falhas da lei e fazendo esse contraponto com a Prefeitura, para que seja atendido o interesse do órgão municipal e também do empresário", disse.

A coordenadora do Fórum Empresarial de Sergipe, Susana Nascimento, considerou a reunião muito produtiva. Para ela, ter um vereador defensor da causa dos empresários, além de importante para classe, demonstra o interesse dele nos objetivos da sociedade. "Além de defender uma categoria que gera emprego e renda e que faz girar a economia, Thiaguinho cumpre o seu papel como homem público e cidadão. Está de parabéns", comentou.

Marcos Pinheiro, da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), elogiou a abertura do diálogo e defendeu a exclusão da cobrança pelas placas de identificação. "O presidente da Emsurb foi extremamente sensível. Ele se colocou à disposição para o debate. Se propôs a corrigir leis mal elaboradas, com isso todo mundo sai ganhando", afirmou.