SMTT adota propostas do vereador Levi Oliveira para melhoria na mobilidade urbana de Aracaju
A melhoria da mobilidade urbana da capital tem sido uma das prioridades do mandato do vereador Levi Oliveira (PP), que tem articulado, junto à Prefeitura de Aracaju e aos órgãos competentes, medidas que assegurem maior segurança e conforto para a população no trânsito e no uso do transporte público. Para firmar esse compromisso, apresentou duas propostas que buscam reduzir acidentes e transtornos nas vias da cidade, em reunião com o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, no mês de agosto. O parlamentar anunciou que, neste mês, essas medidas foram integradas pelo órgão ao planejamento de mobilidade urbana de Aracaju.
A primeira proposta diz respeito à implantação de uma ciclovia na avenida Empresário José Carlos Silva, no bairro Aeroporto. Desde o início do ano, o parlamentar tem alertado para os riscos da avenida, que é uma grande via de ligação da Zona Sul da cidade e, por consequência, possui intenso fluxo, especialmente nos horários de pico. Assim, devido à falta de uma estrutura adequada, os ciclistas são obrigados a trafegar ao lado dos demais veículos.
Dados compartilhados pela própria SMTT mostram que, entre maio de 2022 e abril de 2025, ocorreram cerca de 19 sinistros de trânsito somente no local, reforçando a necessidade da implantação de uma ciclovia para garantir um tráfego mais organizado e seguro. A medida visa ainda incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável e atender à crescente demanda da população local por uma infraestrutura adequada e inclusiva. O texto apresentado propõe que o início da estrutura se dê nas proximidades do bairro São Conrado e siga até a conexão com a Ponte Joel Silveira.
A SMTT também acatou a proposta de abrir uma ligação direta entre as ruas Francisco de Assis Delmondes Pereira Freitas e Cesário G. Pessoa, no bairro Ponto Novo. Atualmente, os motoristas são obrigados a percorrer trajetos mais longos devido à ausência dessa conexão, o que dificulta a mobilidade na região e agrava o fluxo de veículos. A abertura do trecho permitirá maior fluidez ao trânsito, facilitando também o acesso ao bairro Luzia e a outras vias próximas.
“Nós temos dialogado com os órgãos competentes para fortalecer a mobilidade urbana da nossa cidade, e essas duas medidas que apresentamos e foram incorporadas pela SMTT em seu planejamento representam um grande avanço nesse objetivo. Elas surgiram a partir de reclamações dos moradores locais, que sofriam com a falta de segurança e organização dessas vias. Agradeço a Nelson Felipe pela colaboração e asseguro que seguiremos na missão de melhorar constantemente o trânsito de Aracaju”, declarou Levi Oliveira.