Seu Marcos destaca importância de Agentes de Saúde e Endemias

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/10/2017 17h35, última modificação 24/10/2017 14h31
Seu Marcos destaca importância de Agentes de Saúde e Endemias

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou Sessão Especial, na manhã desta segunda-feira, 23, para celebrar o Dia do Agente de Saúde e o de Endemias. Para além da comemoração da data e das eventuais conquistas, o evento tratou também da realidade profissional desses trabalhadores e das perspectivas para o futuro da profissão. A sessão foi proposta pelo vereador e também agente de Saúde, vereador Seu Marcos (PHS).

A sessão especial contou com a presença de Vinícius Ribeiro, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Município de Aracaju (Sacema); Ricardo Cardoso, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos do Ministério da Saúde e da Funasa (Sindimisfu); da representante da secretária municipal da Saúde, Taíse Cavalcante; agentes de Saúde e de Endemias do município e os vereadores Isac Silveira (PCdoB), kitty Lima (Rede), Lucas Aribé (PCdoB) e Américo de Deus (Rede).

O vereador Seu Marcos, em sua fala, ressaltou a importância da categoria. Para ele, o trabalho de prevenção dos agentes de Saúde e de Endemias contribui para evitar epidemias, além de facilitar atendimento nos postos e hospitais da cidade. “Tenho o maior orgulho de dizer que sou agente de Saúde e que defendo minha categoria, porque sei o trabalho valoroso que fazemos, que é cuidar das pessoas. Não somos uma categoria valorizada, mas lutamos por melhores condições de trabalho, acreditamos que nossa função é essencial para a manutenção da Saúde”, destacou.

De acordo com o presidente da Sacema, Vinícius Ribeiro, muitas são as dificuldades enfrentadas pelas categorias na atual administração do Prefeito Edvaldo Nogueira, e principalmente, após a nomeação da secretária da Suadr, Waneska Barboza. “Parabéns Seu Marcos pela iniciativa. O senhor tem sido um parceiro na nossa luta. Me arrependo de ter feito campanha para o senhor Edvaldo Nogueira, que nada cumpriu depois que assumiu o cargo. Lamento a postura da secretária Waneska Barboza de não ter liberado os agentes para comparecer a esta casa. Mas isso não impede de lutarmos contra esta gestão que não valoriza os trabalhadores”, enfatizou.

Seu Marcos aproveitou a sessão para apresentar às categorias o Projeto de Lei (PL) n° 257/2017, protocolado na CMA, que trata sobre a concessão de incentivo financeiro adicional aos Agentes de Combate a Endemias e de Saúde, de acordo com a Portaria N°1.243, do Ministério da Saúde, no município de Aracaju. “Estou lutando nesta casa para aprovar o pagamento do benefício pela prefeitura. Estou pedindo a ajuda dos demais vereadores para aprovar esta lei. E se o prefeito vetar, que a gente derrube o veto”, pediu.

Seu Marcos reforçou também a necessidade do fortalecimento dos agentes. “Precisamos ocupar mais os espaços públicos e cobrar dos nossos representantes melhores condições de trabalho. Precisamos unir forças. Não é só os agentes que sofrem, a população é a principal vítima, porque não estamos tendo qualidade nos nossos atendimentos por falta de estrutura nos órgãos. Me coloco à disposição dos agentes”, concluiu.