Seu Marcos busca entendimento sobre o IPES Saúde e PMA

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/03/2019 14h58, última modificação 18/03/2019 14h58
Seu Marcos busca entendimento sobre o IPES Saúde e PMA

Foto: Assessoria do parlamentar

Preocupado com a informação de que os servidores municipais poderão ficar sem atendimento do Ipes por conta da nova proposta de reajuste por parte do convênio, o vereador Seu Marcos (PHS) se reuniu com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio, na última sexta-feira, 15, para tratar da situação.

De acordo com o parlamentar, a nova tabela de preços sugerida pelo Ipes é inacessível tanto para os servidores, quanto para a própria prefeitura. “ O plano sugere a cobrança por faixa etária e número de dependentes, igual ao demais existentes no país. A conta sai cara para as duas partes, já que o servidor paga 50% e o município é responsável pelo restante. É um reajuste de 71% para administração e de 58% para o trabalhador. Sem falar que o novo valor cobre apenas enfermaria. O Ipes não oferece mais o benefício dos apartamentos”, explicou.

No contrato atual, Aracaju tem uma despesa anual de R$16.522.336,20 milhões. Com a nova a proposta, o valor passar a ser R$28.259.16,44 milhões/ano. Um impacto de aproximadamente R$11milhões no orçamento. O usuário também sofre consequências significava segundo Seu Marcos. “O trabalhador, que recebe apenas um salário mínimo, terá que contribuir mais e pagar por dependente. Quem recebe mais, vai pagar mais também, mas sem direito aos apartamentos. Além de inviável, é injusto com as categorias", alertou o vereador, que é presidente da Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e do Consumidor da Câmara Municipal.

“Pelo que foi exposto pelo secretário, a PMA tem conversado diretamente com os representantes dos servidores e já analisa outros planos de Saúde. O diálogo está acontecendo. Informação que me deixou feliz, já que ao sair da sala, encontrei representantes de sindicatos aguardando para serem atendidos por Augusto Fábio. Todos estão empenhados em não deixar o servidor desassistido. A prioridade agora é firmar um convênio que atenda às demandas das partes”, defendeu.