Seu Marcos alerta sobre aumento da violência doméstica em Aracaju e destaca aplicativo
A Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) registrou um aumento na incidência de violência contra mulher durante isolamento social. Durante os 31 dias do mês de março, foram contabilizados 230 casos, contra 112 do mesmo período do ano passado.
Preocupado com o aumento dos casos, não só contra a mulher, mas contra crianças e idosos, Seu Marcos pede para que a população denuncie, que baixe o aplicativo Direitos Humanos BR, plataforma digital lançada pelo Governo Federal para ajudar as vítimas de violência doméstica a denunciarem seus agressores com mais privacidade ou ligue 180.
“O aplicativo permite enviar vídeos e fotografias para a comprovação da agressão. É simples, rápido e sem muita burocracia. A vítima não precisa conversar com ninguém. Ela mesma faz o cadastro e envia. O aplicativo é mais uma ferramenta a favor da vítima. Pode também ligar 180 ou fazer o B.O. on-line", alerta Seu Marcos.
O parlamentar destacou também a implantação da Lei 5. 195/2019 pela Prefeitura de Aracaju, prevista para o primeiro semestre 2020. “A lei do ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas de Aracaju teria sua aula inaugural em março, mas devido ao Covid-19 foi suspensa. Não tenho dúvida que a lei é preventiva e trará vários benefícios para a nossa sociedade”, destacou.