Setor de saúde funcional da CMA promove testagem de ISTs para servidores

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 10/06/2024 14h19, última modificação 10/06/2024 14h19
Ação será realizada na quarta-feira (12), das 8h às 13h
Setor de saúde funcional da CMA promove testagem de ISTs para servidores

Arte: Débora Melo/ CMA

Nesta quarta-feira (12/06), o setor médico da Câmara Municipal de Aracaju, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoverá uma ação de testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C. A ação destina-se exclusivamente aos funcionários da Casa Parlamentar.  

A testagem será realizada das 8h às 13h, no setor de saúde funcional, localizado no Centro Administrativo da CMA. Para participar, o servidor deverá trazer um documento oficial com foto. Não é necessário estar em jejum.  

A enfermeira da CMA, Maiara Simões, explicou que o setor de saúde funcional da Câmara Municipal tem como objetivo principal realizar a assistência integral dos servidores da casa, o que inclui atividades de promoção e prevenção de saúde. Além disso, ela ressalta a importância da participação dos servidores nessa ação.  

“A realização da campanha de testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C é uma das estratégias traçadas pelo setor para difundir informações quanto à prevenção dessas doenças transmissíveis, assim como realizar o diagnóstico precoce. Em um estágio inicial dessas doenças, a sintomatologia é pouco expressiva. Nesse contexto, a realização de testes rápidos ganha uma importância muito grande, pois permite o diagnóstico e o tratamento precoce”, explica Maiara Simões.  

Ainda, a médica da Câmara Municipal de Aracaju, Renata Hellen, destaca que os testes rápidos visam identificar infecções sexualmente transmissíveis. “Elas têm um impacto na saúde sexual e reprodutiva. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado e oportuno melhora a qualidade de vida, interrompe essa cadeia de transmissão e são importantes instrumentos para prevenção da ocorrência de complicações dessas doenças. Inclusive, é fundamental ter o diagnóstico para realizar o tratamento adequado”, completa.  

Como funciona a testagem? 

Renata Hellen explicou que todo o procedimento será realizado com sigilo. “Em uma sala será feita a coleta de sangue para a testagem. Basta uma gota de sangue para cada teste. Por ser um teste rápido, o resultado sairá em poucos minutos e será dado em uma outra sala reservada. Se der positivo, o servidor será encaminhado para uma unidade de saúde e receberá todas as orientações necessárias”, explica.  

População pode buscar unidade básica de saúde para realizar testes 

Para a realização de testes ligados às infecções sexualmente transmissíveis, é possível utilizar a unidade básica de saúde mais próxima à sua casa. Os testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

Outras informações sobre como fazer os testes estão disponíveis em: https://www.instagram.com/reel/C0_y70fujcm/?igsh=MTk5bjk4dWlyemdweQ== 

  

SERVIÇO 

Testagem rápida para ISTs 

 Público-alvo: Funcionários da Câmara municipal de Aracaju 

Quando: 12/06 (quarta-feira) 

Horário: 8h às 13h 

Local: Setor de Saúde Funcional - Centro Administrativo da CMA 

Observações: 

* não precisa estar em jejum. 

*trazer documento oficial