Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down acontece nesta segunda-feira, 21

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/03/2022 11h59, última modificação 18/03/2022 11h59

Assessoria do parlamentar

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realiza, nesta segunda-feira, 21, às 9h, Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down. A sessão, de autoria do vereador Sargento Byron (Republicanos), receberá autoridades, profissionais e representantes de instituições que prestam serviços voltados ao atendimento e garantia dos direitos das pessoas com síndrome de down de Aracaju.

Segundo Byron, a sessão servirá como uma oportunidade para discutir os desafios enfrentados pelos cidadãos com down nos mais diversos segmentos da sociedade aracajuana. “Ainda são pessoas muito estigmatizadas. Queremos mostrar que esses cidadãos podem ser protagonistas de suas próprias histórias. Elas precisam ocupar os espaços de debate, a exemplo da política, e ter acesso aos seus direitos, a exemplo de saúde, educação, lazer. Estamos falando de um público com grandes potencialidades, mas que, devido ao capacitismo e preconceito, são invisibilizadas”, declarou o vereador.

Uma pessoa com down em Aracaju por mês

Segundo o médico pediatra Byron Ramos, ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sergipe, é possível que, a cada mês, um cidadão aracajuano nasça com Síndrome de Down. “Esse foi um dado apresentado pelo doutor Byron em uma palestra na Alese. No mundo, a cada 700 ou 800 crianças nascidas, pelo menos uma possui down. Precisamos discutir esses dados e preparar um cenário mais inclusivo para esses cidadãos”, conclui Sargento Byron.