Sessão Especial discutiu a falta de oportunidade das pessoas com Down em Sergipe

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/03/2022 10h23, última modificação 22/03/2022 10h23

Foto: César de Oliveira

Marcada pela série de manifestações vindas de quem, de fato, tem lugar de fala, a Sessão Especial promovida pela Câmara de Aracaju, nessa segunda-feira, 21, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down, uniu diversos atores sociais que atuam em defesa dos direitos e do protagonismo dos cidadãos aracajuanos com down, em um momento de discussões importantes e reflexões sobre os desafios impostos pela sociedade a esse grupo. A sessão, de autoria do vereador Sargento Byron (Republicanos), foi uma grande oportunidade para falar sobre talento, autonomia e pensar em alternativas que visem oportunizar às pessoas com down que residem não apenas na capital sergipana, mas em todo o estado de Sergipe.

“Onde estão as pessoas com down em Aracaju, em Sergipe?”. Essa foi a pergunta que ecoou pelos quatro cantos do parlamento municipal em busca de uma resposta com sentido e credibilidade. O fato é que o caminho para a inclusão desses cidadãos nos diversos segmentos sociais ainda é muito longo, tendo em vista que nem os principais bancos de dados, a exemplo do Instituto Brasileito de Geografia e Estatística (IBGE), não possuem informações precisas sobre essa parcela da população. Só em Aracaju, todo mês nasce pelo menos um cidadão aracajuano com down, mas as perguntas que ficam são: Quem são essas pessoas? Onde estão? Quais políticas públicas assistem esse grupo? Quais oportunidades são dadas?

“São perguntas que precisam ser respondidas. O poder público precisa estar atento aos questionamentos. Não podemos mais negligenciar os fatos. As pessoas com down merecem respeito e terem os seus direitos assegurados. É muito necessário que estejamos todos engajados em busca de uma sociedade que respeite, acolha e olhe todos os cidadãos com igualdade. Mas não basta só olhar e ler o que tem no papel. Precisamos de políticas públicas que façam com que todas as pessoas sejam, de fato, respeitadas com igualdade”, disse o vereador Sargento Byron.

O médico-pediatra Byron Ramos, ex-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência de Sergipe, destacou que essas pessoas precisam ser protagonizadas já que possuem capacidade inquestionáveis que os possibilitam ser autônomos, construírem suas próprias jornadas e ocuparem espaços importantes na sociedade. “São pessoas que devem ser olhadas com igualdade em direitos e precisam ser oportunizadas. Elas podem trabalhar, morar sozinhas, namorar e ser referências para o mundo. Elas só precisam de oportunidades”, refletiu o médico.

A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino (PT), mãe de Mateus, criança com down, participou da Sessão Especial. Eliane cobrou um maior engajamento dos dos agentes políticos em momentos de debate como esse. “"Hoje é um dia nacional pela inclusão das crianças com síndrome de down, mas sabemos que a luta é diária. E queremos que os pais das crianças ditas normais ensinem seus filhos lidarem com pessoas com deficiência. Nós queremos que nossos filhos tenham inclusão de verdade. Que tenhamos dias melhores, pessoas melhores e a inclusão feita a partir da humanidade de cada um. É extremamente importante que cheguemos nessas casas e tenhamos todos os parlamentares aqui para conversar com essas crianças e ver a luta de cada uma. Quero agradecer a sua proposta Byron e também pela luta há muitos anos. Sem sombra de dúvidas você é um exemplo para todos nós”, agradeceu Eliane.

Natália Magalhães Mouras, jovem com down, falou um pouco do seu trabalho na área da fotografia e encantou a todos que participaram da sessão com os seus fascinantes cliques. “Eu sou fotógrafa profissional. Trabalho na área e sou apaixonada pela fotografia. O fato de eu ter síndrome de down, não me impede de fazer o que eu gosto, o que eu amo”, disse num trecho de sua apresentação.

O vereador Pastor Diego (PP) participou da sessão e se colocou à disposição para fortalecer a causa. “Cada vez que um pai relata que está sofrendo dificuldades em um local por causa da inclusão, que a gente [parlamentares] cumpra o nosso papel”, destacou.

Outros parlamentares que também participaram foram o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), que cobrou da sociedade mais conscientização e respeito às pessoas com down. “Eles precisam do nosso amor e do nosso carinho. Não temos que depender apenas do Estado, mas que possamos abraçar cada um deles dando oportunidades e garantindo seus direitos”, disse, e a vereadora Professora Ângela Melo (PT), que foi firme ao dizer que o Estado precisa atuar estrategicamente e com responsabilidade social na garantia dos direitos desse público. “O Estado tem responsabilidade, sim, não se pode admitir uma cidade que tem mais creches privadas do que públicas. A educação precisa ser para todos! Não podemos romantizar os problemas que são de responsabilidade do Estado. Temos de cobrá-los pela criação de políticas públicas e suas manutenções. A igualdade ela se dá quando conseguimos respeitar as diferenças”, afirmou.