Sargento Byron reúne comando da Polícia Militar e Reitoria da UFS para discutir projetos sociais

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/12/2021 14h52, última modificação 15/12/2021 14h52
Sargento Byron reúne comando da Polícia Militar e Reitoria da UFS para discutir projetos sociais

Foto: Assessoria Parlamentar

Através da articulação do vereador por Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), reuniram-se, nesta quarta-feira, 15, para discutir a possibilidade da reativação do serviço de equoterapia no Parque da Cidade e a ampliação do projeto Estrelas do Mar, através do apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o comandante geral da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), Marcony Cabral Santos, e o reitor da UFS, Valter Joviniano de Santana Filho.

Tendo em vista a força e poder de contribuição através das práticas extensionistas da Universidade, o parlamentar e o comando buscaram o reitor para que os projetos sejam viabilizados. Para Byron, a UFS é uma referência em prestação de serviço à comunidade e, sem dúvida, tem tudo para ser um suporte essencial no desenvolvimento desses e outros projetos sociais na capital sergipana.

“Aqui, discutimos a possibilidade de parceria para esses dois projetos. Mas, vale ressaltar, que a UFS já realiza dezenas de iniciativas que beneficiam a comunidade e tem capacidade de ir muito além. O Estrelas do Mar está precisando de novos voluntários, e os alunos dessa instituição podem exercer um papel fundamental. Como contribuição, o projeto proporciona aprendizado, humanização dos serviços e uma ampliação das possibilidades de atuação dos futuros profissionais. Tenho certeza que será uma parceria muito produtiva e importante para nós”, destacou Byron.

Equoterapia

Segundo o comando da PM, a equoterapia está suspensa. A ideia é que, com o apoio da UFS, seja reativada. Hoje, graças a métodos alternativos, a exemplo da equoterapia que utiliza cavalos no processo de cura ou melhora do quadro do praticante, problemas físicos e psicológicos podem ser enfrentados.

O comandante geral, que buscou o apoio de Byron, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Doenças Raras e Acessibilidade na Câmara de Aracaju, avalia a possível parceria com a UFS como uma possibilidade que vai promover saúde, educação e reforçará a importância da intersetorialidade. “Essa parceria tem tudo para dar certo e trará uma vasta contribuição para a comunidade, a corporação e para a própria universidade, uma vez que a instituição estará desempenhando o seu papel e fomentando o ensino e a prestação de um serviço de qualidade”, avaliou o coronel Marcony.

Extensão Universitária

O reitor Valter Joviniano parabenizou a busca do parlamentar e da PM Sergipe pela Universidade e aproveitou para reafirmar o compromisso da instituição com a prestação de serviços à comunidade, principalmente às pessoas que mais precisam. “Quando discuto a possibilidade da promoção de alguma ação, projeto, sempre analiso o quanto que ele vai contribuir para enriquecer ainda mais os nossos alunos, no que se refere às diversas possibilidades do conhecimento, e também nos benefícios da prestação de serviço aos cidadãos. Tenho certeza que esses dois projetos têm muito a beneficiar a sociedade. Vamos analisar as duas possibilidade e verificar como podemos contribuir”, disse o reitor.

Participações
Também participaram do encontro o sub-comandante geral da PM, coronel Paiva; o chefe da PM2, coronel Edenisson da Paixão; a chefe de gabinete da reitoria, a professora Dra. Alaíde Hermínia de Aguiar Oliveira; além da pró-reitora de extensão , professora Dra. Sueli Maria da Silva Pereira.