Sargento Byron destaca importância dos Jogos da Primavera enquanto ferramenta transformadora nas escolas

por Jacqueline Reis - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 30/03/2023 12h20, última modificação 31/03/2023 10h36

Foto: Gilton Rosas

Na 20ª Sessão Ordinária realizada nesta quinta-feira, 30, o vereador Sargento Byron (Republicanos) fez uso do Grande Expediente para dialogar com os demais parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) sobre a importância de ações e atividades que contribuam para a qualidade cognitiva comportamental dos estudantes, em especial, em nosso estado.
O vereador iniciou a conversa parabenizando o Governo do Sergipe pelo lançamento da 39ª edição dos Jogos da Primavera, que terá início no dia 27 de Abril. “Gostaria de aproveitar este espaço para parabenizar o Governo do Estado e todos os envolvidos na promoção de mais um Jogos da Primavera, evento que vai além da prática esportiva. É através do esporte, da disciplina e do convívio social que nossas crianças e adolescentes conquistam maior qualidade de aprendizagem”, declarou Byron.
Este ano, o evento traz novidades para os estudantes: além das habituais categorias A (de 12 a 14 anos) e B (de 15 a 17 anos), também estão abertas inscrições para a categoria Infantil, voltada para alunos da faixa etária dos 8 aos 11 anos.
Oriundo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) , implantado em Sergipe em 2001, o vereador (e também policial da reserva) contextualizou os Jogos da Primavera à realidade vivida nas escolas em nosso país. “ A nossa educação tem enfrentado fases sombrias, de violência, que nos devem fazer refletir sobre a saúde mental de nossas crianças e adolescentes. A escola é a extensão do lar desses estudantes, eles também podem ser vítima em alguma situação. Não estou aqui justificando as ações, jamais. Estou mostrando que esse cenário é muito maior do que podemos imaginar . São professores que correm risco de vida, que saem de suas casas para trabalhar e passam a ter medo de como devem atuar. É um círculo que parece não ter fim”, pontuou o parlamentar que lembrou de um caso próximo: “ em 2018, um amigo, o professor Carlos Cristian Almeida Gomes, foi atingido por cinco tiros disparados por um aluno. Ele ficou paraplégico e teve sua vida transformada pela violência dentro de uma escola do nosso estado. É impossível não acompanhar, nesta semana, o caso da professora Elisabete Tenreiro, de 71 anos, e não falar sobre as condições sociais e emocionais que envolvem nossa educação”, complementou.
Assim como ressaltado por Byron, O Proerd nasceu com o objetivo de fomentar a tomada de decisões responsáveis por parte das crianças e dos jovens atendidos, reduzindo as consequências negativas do uso de entorpecentes e violência em suas vidas e valorizando fatores de proteção como família, esporte, atividade física, cultural e religiosidade.
“Mais uma vez parabenizo a todos os que se somam a iniciativas que venham promover melhorias em nossa sociedade. Estou aqui para somar também”, encerrou a fala.