Ricardo Vasconcelos parabeniza a Câmara de Aracaju pelo aniversário de 168 anos

por Agência Câmara Aracaju — publicado 30/03/2023 12h30, última modificação 30/03/2023 13h36
Ricardo Vasconcelos parabeniza a Câmara de Aracaju pelo aniversário de 168 anos

Foto: Gilton Rosas

O Presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), ocupou a Tribuna, na 20ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta quinta-feira, 30, para parabenizar a Casa Legislativa pelo seu aniversário de 168 anos. Durante o seu discurso, o parlamentar ressaltou que, desde o início dos trabalhos, em 30 de março de 1855, o Parlamento Municipal atua em benefício do povo aracajuano.

“Hoje é um dia muito especial porque nós fazemos parte de uma Instituição, que podemos dizer, que é a mais antiga de Aracaju. Antigamente, nós éramos o Executivo também, nós éramos a Prefeitura de Aracaju. Então, veja a importância da Câmara de Vereadores que vem, ao longo da história, resistindo a todas as investidas políticas, as investidas do sistema, mas que, hoje, os 24 parlamentares que aqui estão representando o povo de Aracaju têm feito valer aquele voto de confiança, têm cumprido com a sua missão constitucional, que é a de representar, fiscalizar e propor leis”, comentou.

O vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) agradeceu aos parlamentares pela oportunidade em presidir o Parlamento Municipal, reafirmando o seu compromisso com as causas mais nobres da sociedade. “Nós não podemos perder de vista nunca que devemos, primeiramente, lealdade ao povo de Aracaju. As questões políticas vêm depois. As pessoas estão muito atentas ao que cada um aqui faz. Nós temos que procurar, todos os dias, deixar um legado muito positivo para Aracaju”, disse.

O Presidente da CMA também defendeu que o Parlamento Municipal é uma Instituição altiva, um Poder independente, que procura colaborar com o Executivo e com os demais Poderes para trazer mais qualidade de vida, segurança, educação, saúde aos aracajuanos. “É momento de comemorar, mas não podemos perder de vista que temos muitas coisas sérias, neste ano, para decidir. Precisamos fazer a defesa do serviço público, das Instituições para que sejam, cada vez mais, fortes e respeitadas. Nós temos que andar olhando para frente, evoluir, fortalecer, dar força ao povo. O povo está, cada vez mais, alijado do poder, excluído das decisões que são para ele mesmo”, assinalou.

Em seguida, o vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) enfatizou a preocupação e a responsabilidade que possui à frente do Parlamento Municipal. “Eu vou ter as posições mais arriscadas, mais complicadas da minha vida, talvez, mas eu preciso dos 23 vereadores comigo. A gente não pode pensar em agradar meia dúzia quando, na verdade, a gente vai desagradar mais de 600 mil pessoas aqui em Aracaju”, argumentou.

Por fim, o Presidente da CMA apelou aos vereadores para “não deixar apagar a chama que cada um de nós mantém todos os dias. Porque cada um de nós tem um papel para mudar a vida das pessoas mais humildes de Aracaju. Tenho certeza que, ao final dessa Legislatura, todos os 24 vereadores e a sociedade saberão reconhecer o grande trabalho que procuramos fazer aqui durante esses 4 anos”.

Apartes

O vereador Fabiano Oliveira (PP) parabenizou o Parlamento Municipal e o discurso do Presidente da CMA. “São 168 anos de história da Câmara Municipal. Homens e mulheres que fazem esse Parlamento estão aqui diariamente lutando pelas necessidades e causas da cidade e do povo aracajuano. Nós temos essa missão, fomos eleitos democraticamente pelo voto popular. Quero saudar todos que fazem a Câmara de Aracaju. Parabéns, Câmara Municipal pelos 168 anos de uma história viva e verdadeira”, enalteceu.

De acordo com o parlamentar Isac (PDT), o vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) tem tomado essa missão como sendo a da sua vida e “passa a ser para todos nós esse mesmo sentimento. Quando o senhor aponta essa necessidade do cuidado, de não dissipar o papel do Estado, Vossa Excelência passa para nós essa mesma dimensão. No dia de hoje, nos 168 anos desta Casa, ter um jovem à frente faz com que o nosso Parlamento tenha um farol de justiça, de solidariedade, de compromisso social,que muito nos orgulha e muito nos  impulsiona”.

O vereador Soneca (PSD) também parabenizou o discurso do Presidente da CMA. “Isso mostra ao povo de Aracaju que essa Casa não é só a Casa de sim sim, é a Casa que realmente está preocupada com a população. Vossa Excelência pode contar com o meu apoio porque o senhor foi eleito para transformar essa Casa, mostrar pra o que veio e o senhor está mostrando”, afirmou.

Para o vereador Pastor Diego (PP), “o que torna esse dia ainda mias especial, é ter Vossa Excelência como um jovem advogado, servidor público e como Presidente dessa Casa. Eu sinto muito orgulho de perceber o seu posicionamento em valorizar a independência deste Parlamento. Hoje Vossa Excelência fez ressaltar isso na Tribuna que independente de forças políticas vai trabalhar pela defesa deste Parlamento, pela defesa dos servidores públicos, pois essa é a nossa missão”.

A vereadora Emília Corrêa (Patriota) reforçou os parabéns ao Parlamento Municipal. “Quero parabenizar Vossa Excelência que tem procurado conduzir essa Casa de uma forma igualitária e isso é muito bom, mas, acima de tudo, parabenizar a Câmara Municipal pelos seus 168 anos. E aproveitar esse aniversário pra apelar para o senhor Edvaldo Nogueira que ele assine o Decreto das Emendas Impositivas para respeitar essa Casa, respeitar o Legislativo porque nós somos independentes conforme a Constituição. Aqui é um lugar de grandes debates, é um lugar de divergências, é o lugar do contraditório e é isso que é democracia”, finalizou.

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) afirmou que a sociedade aracajuana tem apostado muito nessa Legislatura, nos debates e na consciência de cada vereador e cada vereadora.  “Antes, a imagem que as pessoas tinham é que essa Casa só seguia a onda do Executivo e agora não. O senhor foi colocado aí [como Presidente da CMA] no momento histórico da nossa sociedade. Parabéns ao povo aracajuano e parabéns à Câmara Municipal pelos 168 anos”, disse.