Ricardo Vasconcelos fala sobre PL que visa barrar ligações indesejadas das empresas de telemarketing.

por Jéssica Amaral, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/05/2022 15h34, última modificação 05/05/2022 15h34

Foto: Gilton Rosas

Quem nunca recebeu uma ligação ou mensagem de empresas de telemarketing oferecendo diferentes tipos de serviço? A prática, que é bastante comum e  incomoda muitos brasileiros, foi um dos temas abordados pelo vereador Ricardo Vasconcelos(Rede), na sessão  da Câmara Municipal de Aracaju, desta quinta-feira (05).

O Brasil alcançou recentemente a marca de dez milhões de números registrados no "Não Me Perturbe", plataforma que bloqueia contatos de telemarketing no país. Já dados os dados obtidos  Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) revelam que a autarquia recebeu 25.739 reclamações por ligações indesejadas em 2021 — cerca de 70 por dia. Diante dessas informações o vereador Ricardo Vasconcelos, apresentou um Projeto de Lei que visa barrar ligações indesejadas das empresas de telemarketing, " Eu tenho certeza que todos aqui já foram importunados em algum momento com essas ligações indesejadas, o que inadmissível, por isso que este parlamento precisa debater sobre o assunto e tomar as devidas providências", salientou o vereador.

Outra situação comum é a “chamada muda”, que também requer atenção da população. Ela acontece quando um indivíduo recebe uma ligação, mas, não ouve nada e em seguida a conversa é encerrada, " Esse é um problema antigo de âmbito nacional e  parece simples, mas acaba atrapalhando nosso dia a dia, inclusive quando bloqueamos um contato essas empresas conseguem mais 100 outros números para ligar, quem está por trás disso? Como conseguem nossos contatos? Nosso Projeto vai averiguar tudo isso e por um fim nessa prática abusiva", finalizou Ricardo Vasconcelos.