Ricardo Marques afirma que Sergipe deve colaborar e reduzir o ICMS dos combustíveis

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/06/2022 15h13, última modificação 28/06/2022 15h13

Foto: Gilton Rosas

Atento a votação de Lei Complementar que compensa Estados que zerarem o ICMS sobre o gás de cozinha , diesel e combustíveis sancionado pelo presidente da república. O vereador Ricardo Marques (Cidadania), afirmou que o povo está sofrendo no bolso com os constantes reajustes mas alertou que os governantes estaduais também precisam colaborar.

“A ideia desse projeto é reduzir o valor da gasolina e do Diesel na bomba e evitar que cada governador possa cobrar o valor que quiser. Todos estão acompanhado e sofrendo com os aumentos recorrentes dos combustíveis no Brasil. Em Aracaju temos um dos maiores valores entre as capitais e quando falamos a nível estadual também pagamos um dos maiores valores no litro da gasolina e do Diesel. Mais importante do que descobrir o culpado é saber quem pode resolver o problema que assola a tantos aracajuanos e sergipanos. Em nosso país os impostos são cobrados em três níveis, federal, estadual e municipal”, explica Marques.

O texto idealizado pelo Governo Federal para conter a alta do combustível define repasse de R$ 29,6 bilhões da União para os Estados que zerarem as alíquotas do ICMS sobre os combustíveis.

“Não podemos em nome de um suposto desequilíbrio fiscal, sacrificar e fazer sangrar o bolso dos aracajuanos e sergipanos. Quando aumenta o valor dos combustíveis, tudo aumenta também como comida, bebida e lazer, direitos que são básicos e garantidos pela Constituição Federal. Nós podemos cobrar e pressionar os governadores e prefeitos para serem solidários com essa questão do combustível. Se cada um fizer a sua parte poderemos aliviar o sofrimento do nosso povo que tanto tem sofrido com os aumentos dos combustíveis”, defende o parlamentar.