Realidade de crianças e adolescentes autistas será tema discutido em Audiência Pública na CMA

por Laila Batista, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 23/11/2022 16h59, última modificação 23/11/2022 16h59
Realidade de crianças e adolescentes autistas será tema discutido em Audiência Pública na CMA

Foto: Agência Câmara Aracaju

Cerca de 2 milhões de pessoas vivem com autismo no Brasil, e segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 em cada 160 crianças tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). A falta de informação, o descumprimento da legislação existente e as poucas políticas públicas para esse segmento ainda mantem muitas famílias em situação de desassistência e vulnerabilidade.

Além disso, famílias com menos condições econômicas encontram maiores obstáculos, a exemplo do diagnóstico tardio e de longas filas de espera para o acesso às terapias. O acompanhamento tardio é extremamente prejudicial para a população autista.

Diante dos desafios enfrentados pelos familiares e da rede de apoio das pessoas com TEA, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), através da Mandata da vereadora Linda Brasil (PSOL), convida toda a população, entidades da sociedade civil e órgãos do poder público para participar da Audiência Pública “Panorama de Acesso aos Direitos de Crianças e Adolescentes Autistas em Aracaju” que acontecerá sexta-feira, 25, às 9h.