Projeto de Lei regulariza o uso de talheres cromados na capital

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/12/2017 16h25, última modificação 20/12/2017 15h24
Projeto de Lei regulariza o uso de talheres cromados na capital

César de Oliveira

Foi aprovado o Projeto de Lei que prevê a proibição de uso de talheres (colheres, facas e garfos) de cabo de madeiras e plástico em restaurantes de Aracaju. A iniciativa é de autoria do vereador Seu Marcos (PHS) e teve apoio da maioria dos vereadores do Legislativo Municipal.

O objetivo é assegurar a saúde da população aracajuana, que muitas vezes ingere bactéria indiretamente através destes objetos. “Os talheres com cabo de madeira e de plástico acumulam muita sujeira. Ao andar pelos restaurantes na nossa capital percebemos que muitos deles são higienizados de maneira incorreta. Sempre tem um resto de comida nas fissuras do revestimento que é difícil de limpar, contaminando diretamente quem os utilizam”, relatou.

Seu Marcos ainda ressaltou a importância de utilizar talheres de material inoxidável em restaurantes. “Os talheres de material inoxidável além de serem mais fáceis de fazer sua limpeza, são menos propícios a agentes bacteriológicos, duram mais e podem ser colocados em máquinas de lavar, diferente dos que queremos proibir. Materiais como madeira e plástico, normalmente, apodrecem e deterioram facilmente, acumulando assim bactérias que causam diarreias e infecções”, explicou.

A propositura agora será encaminhada à Prefeitura de Aracaju, se sancionada, todos os estabelecimentos comercias da capital terão 12 meses para a troca dos utensílios.