Professora Ângela Melo faz Indicação para que PMA adquira máscaras N95/PFF2 e distribua à população

por Paulo Victor, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 23/03/2021 08h30, última modificação 23/03/2021 08h28

Assessoria da parlamentar

Preocupada com o crescimento exacerbado das contaminações e mortes por Covid-19 em Aracaju, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) apresentou uma Indicação para que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquira máscaras tipo N95/PFF2 e distribua para usuários do transporte público.

Com base em estudos científicos nacionais e internacionais que demonstram o perigo das aglomerações dentro de ônibus, a parlamentar petista acredita que o uso de máscaras desse tipo pode minimizar a circulação do vírus no interior dos veículos.

Como exemplo da importância das máscaras N95/PFF2, em outubro de 2020, o Centro Internacional de Controle e Prevenção de Doenças atualizou as diretrizes sobre os tipos de transmissão do coronavírus e incluiu a transmissão por aerossóis, sendo recomendado justamente esse tipo de máscara em lugares fechados.

Em entrevista à BBC Brasil, o engenheiro biomédico Vitor Mori disse que “para a proteção contra as partículas de aerossóis, as máscaras de pano não funcionam. Então, ao entender a importância da transmissão por aerossóis, você reforça a importância de máscaras de melhor qualidade, bem vedadas ao rosto e com boa capacidade de filtração”.

Ao defender o uso dessas máscaras, a Professora Ângela Melo critica a postura da Prefeitura em relação ao transporte público na pandemia. “Já defendi por algumas vezes a necessidade de ampliação das frotas, principalmente nos horários de pico. Mas o que vemos é uma omissão do Poder Executivo, que parece fechar os olhos para as aglomerações que acontecem todos os dias dentro dos ônibus e terminais”, denuncia.