Professora Ângela Melo convida população para audiência pública sobre a atualidade de Paulo Freire

por Paulo Victor, Assessoria da parlamentar — publicado 11/10/2022 09h08, última modificação 11/10/2022 09h08

Foto: Divulgação/ Assessoria do parlamentar

Para discutir a atualidade do pensamento de Paulo Freire, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) e o vereador Sávio (PSC), que integram a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Aracaju, realizarão uma audiência pública na próxima sexta-feira, 14/10, às 9h. “Não basta saber ler que ‘Eva viu a uva’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”.

Em tempos de autoritarismos, censuras e exacerbação de preconceitos e violências contra os(as) mais vulnerabilizados(as), a afirmação de Paulo Freire segue necessária tanto sobre a importância de compreendermos as estruturas de desigualdades quanto sobre o papel fundamental da educação crítica e libertadora para a reversão desse cenário.

Para Paulo Freire, educação vai além da leitura de palavras e números. "Educação tem a ver com leitura de mundo, com entendimento das condições de existência, com valorização das histórias de vida e dos repertórios culturais. Essa é a educação como verdadeira prática de liberdade”, disse a vereadora Professora Ângela Melo.

Como debatedoras da audiência pública, três educadoras freireanas: Ana Lúcia Vieira Menezes, Marilene Santos e Sandra Beiju. Ana Lúcia é professora aposentada da rede estadual de Sergipe, pedagoga, ex-deputada estadual, ex-secretária de Educação de Aracaju e ex-secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social.

Marilene é professora da Universidade Federal de Sergipe, pedagoga, mestra e doutora em Educação, com pós-doutorado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Já Sandra, é professora da rede municipal de Aracaju, vice-presidente do SINDIPEMA, integrou a 1ª Missão de Cooperação Técnica Brasil-Timor Leste na área de Educação (CAPES/MEC), atuando na formação de professores(as) em exercício na Escola Primária de Timor-Leste (2005-2006).

A  audiência Pública acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju e terá também transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da CMA (site, TV e Youtube).

Ano Educacional Paulo Freire

A  audiência marca o encerramento do Ano Educacional Paulo Freire, instituído pela Lei 5.383, de autoria da vereadora Professora Ângela Melo (PT), aprovada pela CMA e sancionada pelo prefeito de Aracaju.

Iniciado em outubro de 2021, o Ano Educacional Paulo Freire foi uma homenagem à vida e obra do educador pernambucano que, no ano passado, completaria 100 anos. Audiências, debates, exibição de obras audiovisuais, intervenções urbanas e outras atividades compuseram a programação do Ano Educacional.

Vale ressaltar ainda que Paulo Freire é, oficialmente, patrono da educação brasileira e da educação sergipana. Esses títulos foram obtidos, respectivamente, por meio da Lei Federal nº 12.612, de 13 de abril de 2012 (sancionada pela ex-presidenta Dilma Rousseff), e da Lei Estadual nº 7.382, de 3 de janeiro de 2012, de autoria da ex-deputada estadual Ana Lúcia.