Presidente da CMA comparece à solenidade de posse do secretário especial de Cultura e do diretor-presidente da Emsetur

por Anderson Machado - Agência CMA — publicado 24/03/2025 17h38, última modificação 24/03/2025 17h38
Presidente da CMA comparece à solenidade de posse do secretário especial de Cultura e do diretor-presidente da Emsetur

Foto: Luanna Pinheiro

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Ricardo Vasconcelos (PSD), compareceu à solenidade de posse do secretário especial de Cultura, Antônio Carlos Valadares Filho, e do diretor-presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Fabiano Oliveira. O evento ocorreu no auditório do Palácio dos Despachos Governador Augusto Franco, em Aracaju.  

Segundo Ricardo Vasconcelos, o governador Fábio Mitidieri fez uma escolha extremamente acertada ao indicar o ex-vereador e amigo Fabiano Oliveira. “Tenho certeza de que Fabiano fará uma gestão profícua na Emsetur”, afirmou Vasconcelos, destacando também a competência de Antônio Carlos Valadares Filho para assumir a Secretaria Especial de Cultura.    

De acordo com Fabiano Oliveira, sua gestão na Emsetur será pautada pelo cumprimento das prioridades do governo estadual. “Vamos impulsionar, cada vez mais, uma pasta tão importante que é o turismo. A Emsetur será revitalizada e, junto com a Setur – Secretaria de Turismo, comandada pelo secretário Marcos Franco –, poderemos, em parceria com o trade turístico, promover feiras, congressos, encontros religiosos e esportivos, levando o nome de Sergipe além-fronteiras. Além disso, teremos o maior São João do Brasil”, destacou Oliveira.        

Para Antônio Carlos Valadares Filho, assumir a Secretaria Especial de Cultura representa uma grande responsabilidade. “Primeiro, gostaria de agradecer ao governador Fábio Mitidieri pela confiança. A cultura sergipana é muito vasta. Vamos buscar recursos em Brasília e, junto com a equipe técnica, garantir que as determinações do governo cheguem à sociedade”, afirmou Valadares Filho. 

O governador Fábio Mitidieri enfatizou a importância das mudanças nas pastas da Cultura e do Turismo. “Desde o início, temos priorizado essas áreas. Precisamos continuar avançando. Este ano, queremos aumentar o número de turistas em Sergipe. A cada dia, devemos valorizar ainda mais o artista sergipano, como acontece durante os Festejos Juninos. Portanto, valorizando e prestigiando ainda mais a cultura sergipana e a política do turismo, vamos continuar progredindo”, disse Mitidieri. 

O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) ressaltou a relevância da nomeação de Fabiano Oliveira e Valadares Filho para os cargos na Emsetur e na Secretaria de Cultura, respectivamente. “São pessoas com amplo conhecimento para assumir essas funções. Esse é um momento especial, e quem ganha é o nosso estado, que terá mais notoriedade em nível nacional”, afirmou.    

Secretarias e Currículos:  

A Secretaria Especial de Cultura (Secult) é vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seed) e foi criada em dezembro de 2024, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas para a área. 

Já a Emsetur passará por uma reestruturação para ampliar os investimentos no setor turístico de Sergipe.  

Antônio Carlos Valadares Filho é formado em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Foi deputado federal por três mandatos, entre 2007 e 2019, e recentemente atuou como assessor especial de Assuntos Parlamentares e Federativos da Secretaria-Geral da Presidência da República. 

Fabiano Oliveira iniciou sua trajetória profissional no setor de entretenimento e turismo, destacando-se como idealizador do Pré-Caju. Além disso, foi deputado estadual e vereador de Aracaju, presidiu a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e já esteve à frente da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo.