Prêmio Setransp de Jornalismo é prestigiado por vereadores

por Abrahão Crispim — publicado 15/05/2018 00h10, última modificação 16/05/2018 12h16
Prêmio Setransp de Jornalismo é prestigiado por vereadores

Foto: Gilton Rosas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), e os vereadores Juvêncio Oliveira (DEM), Vinícius Porto (DEM), Kitty Lima (Rede), Lucas Aribé (PSB), Professor Bittencourt (PCdoB) e Américo de Deus (Rede) prestigiaram na noite desta terça-feira, 15, a entrega do VII Prêmio Setransp de Jornalismo. O evento aconteceu no Centro de Convenções do Radisson Hotel.

Foram 54 trabalhos produzidos entre 2017 e início de 2018, em sete categorias, com três premiações em cada. “De uma coisa todos estão certos, os concorrentes estão de parabéns pelas reportagens inscritas e a sociedade sergipana é vitoriosa por ter jornalistas empenhados em discutir assuntos tão relevantes”, considerou o presidente do Setransp, Alberto Almeida.

Para Nitinho, prêmio mostra o amadurecimento do trabalho desenvolvido pela equipe de jornalismo. "Parabéns ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp), por valorizar o jornalismo sergipano, e por provocar junto à sociedade o debate de assuntos presentes no dia-a-dia de 300 mil usuários do transporte coletivo em Aracaju e Região Metropolitana”, declarou.

O vereador e também jornalista Lucas Aribé frisou a importância do prêmio. “É indispensável para o fortalecimento da democracia que o jornalista assuma cada vez mais o compromisso com essa prestação de serviço. E a nova edição do prêmio vem para fortalecer essa ideia”, disse.

“É uma imensa satisfação prestigiar por mais um ano o Prêmio Setransp de Jornalismo. Um evento que reúne o que há de maior qualidade na imprensa sergipana, onde eu, enquanto homem público, enfatizo a importância deste reconhecimento, através de premiações de reportagens sobre mobilidade urbana", disse Juvêncio Oliveira.

Américo de Deus explanou que o prêmio é um canal importantíssimo entre a imprensa e o setor do transporte. “Parabenizo todos os jornalistas, bem como, toda a equipe do Setransp pelo excelente evento, que também este ano, homenageou o diretor executivo do Aracajucard, José Carlos Amâncio", ressaltou.

Já Kitty Lima falou que é de grande importância, parabenizar a realização do prêmio pela inciativa e responsabilidade com o sistema de transporte na nossa capital. “Essas matérias fazem com que as pessoas envolvidas no transporte coletivo percebam em que podem melhorar para atender melhor a população. As pessoas transportadas não estão à margem da sociedade. Estão sim, antenadas com o que ocorre nessa sociedade. Elas precisam de facilidade para se locomover. A população ganha com isso”, comentou.

Com o tema ‘Diretrizes de mobilidade urbana e seus efeitos para o transporte coletivo’, o Prêmio Setransp de Jornalismo reuniu trabalhos de repórteres de todos os veículos de comunicação da capital, que apuraram informações, questionaram diversos setores, ouviram a população e instigaram o debate através de uma repercussão de qualidade. Para o julgamento dessas reportagens, o prêmio sempre vem contando com a parceria do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor/SE) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que indicam dois jornalistas de renome nacional para, junto com um jornalista da Associação Nacional dos Transporte (NTU), compor o trio de jurados.

Sempre um evento aguardado com muito entusiasmo pelos jornalistas, o Prêmio Setransp faz todos os anos também homenagem a uma personalidade de destaque na sociedade por relevância nos serviços prestados. Nos últimos anos, foram homenageados o presidente de entidade beneficente, Almir do Picolé, e a promotora de Direitos Humanos do Ministério Público, Berenice Andrade. Este ano, a menção honrosa foi entregue ao diretor executivo da Aracajucard, José Carlos Amâncio, em referência aos 10 anos de implantação do serviço de bilhetagem eletrônica para os passageiros de ônibus, contribuindo com o avanço tecnológico em prol da mobilidade urbana.

Confira mais fotos