PL que reconhece a pessoa com fibromialgia como pessoa com deficiência é aprovado

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/12/2023 15h37, última modificação 20/12/2023 15h37

Foto: Gilton Rosas

Foi aprovado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 20, o Projeto de Lei 61/2023, de autoria do vereador Sargento Byron (Republicanos), que reconhece a pessoa com fibromialgia como pessoa com deficiência no âmbito do município de Aracaju.

O parlamentar comemorou a aprovação e destacou pontos que devem ser sempre dialogados em sociedade quando se fala em diagnósticos e condições de saúde e qualidade de vida. "Fico feliz em ver tantos parlamentares buscarem entender o assunto, encaminhando para o Executivo Municipal esta propositura. A fibromialgia é uma doença crônica multifatorial relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central, que causa dores intensas em todo o corpo e grandes transtornos e dificuldades na vida dos fibromiálgicos. Sem dúvidas, viabilizar direitos a essas pessoas é uma forma de contribuir para a qualidade de vida delas, uma vez que estamos falando de uma doença que não tem cura, mas que necessita de dedicação integral ao tratamento para que não progrida, impactando negativamente nos aspectos social, profissional e afetivo", explicou Byron.

Para o vereador Breno Garibalde, o Projeto de Lei se torna uma pauta essencial: "registro meus parabéns ao vereador Byron, que tanto me orgulha por levantar esta bandeira de maneira tão forte, de maneira tão representativa.  Assim como o vereador Elber citou, a fibromialgia é uma doença silenciosa, muitas vezes as pessoas não sabem, não entendem, e ainda sofrem muito preconceito, por isso é preciso ter direitos assegurados e reconhecidos", declarou.

Atualmente, a fibromialgia acomete 2% da população mundial, sendo mais frequente em mulheres.