PL de Dr. Manuel Marcos sobre doação de sangue e medula óssea aguarda sanção do prefeito

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/09/2022 15h35, última modificação 15/09/2022 15h35

Foto: Gilton Rosas

Foi aprovado por unanimidade, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o Projeto de Lei de autoria do vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) que trata sobre a criação da Campanha de Conscientização, Valorização e Incentivo da Doação de Sangue, Plaquetas e Medula Óssea no município de Aracaju.

A proposta , aprovada em redação final, objetiva divulgar, incentivar, e valorizar a doação de sangue, plaquetas e medula óssea para fins terapêuticos e científicos, observando os princípios éticos e legais e as instruções do SUS (Sistema Único de Saúde).

Dr. Manuel Marcos falou sobre o déficit nos bancos de sangue do Estado e a futura legislação. “Cada doação pode salvar até quatro vidas. Com a pandemia os estoques de sangue do Hemose ficaram abaixo dos 50% de sua capacidade. Esperamos agora a sanção do prefeito para virar lei", explanou o parlamentar.

Sobre o que se refere à medula óssea, a medida prever também a doação voluntária, visando à ampliação das possibilidades de localização de doadores compatíveis. “Todo mundo ganha com a lei. O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias, principalmente pessoas jovens que sofrem com a deficiência na produção de plaquetas”, alertou o médico.

Para doar é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 Kg e comparecer ao órgão bem alimentado, portando um documento de identificação original e oficial. Menor de 18 anos deve apresentar o termo de autorização assinado pelos pais ou responsável legal.