Pequeno expediente: vereadores parabenizam gestão pela ordem de serviço da UBS Humberto Mourão e realizam críticas em relação à empresa de lixo e salário dos servidores

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 04/06/2025 13h44, última modificação 04/06/2025 13h44
Pequeno expediente: vereadores parabenizam gestão pela ordem de serviço da UBS Humberto Mourão e realizam críticas em relação à empresa de lixo e salário dos servidores

Foto: Luanna Pinheiro

Pequeno Expediente  

O pequeno expediente desta quarta-feira, 4 de junho, começou com o vereador Breno Garibalde, que destacou as atividades realizadas durante a Semana do Meio Ambiente. "Realizamos diversos diálogos com as escolas, o plantio de árvores, instalação de ecobarreiras e comedouros para animais em situação de rua. Acredito na força da juventude para realizar mudanças", destacou. Ele também apontou sobre a ordem de serviço da UBS Humberto Mourão, que esteve fechada por 04 anos. “A população está satisfeita de que esse serviço irá sair e há o prazo de menos de 01 ano para que ela seja entregue à população”, destacou. 

O vereador Iran Barbosa utilizou o pequeno expediente para chamar a atenção da gestão municipal sobre a situação dos servidores públicos. "Sabemos que há um limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal em relação ao gasto com pessoal e Aracaju está confortável nessa situação. O limite máximo é 54% e a prefeitura investiu 41%, nesse primeiro quadrimestre de 2025. Hoje é 04 de junho e os servidores seguem sem saber qual será o seu reajuste salarial, que está muito achatado. Uma economia está sendo feita, só que às custas dos servidores municipais, mesmo que tenha ocorrido aumento de receita em quase 27%”, apontou. 

O terceiro a utilizar a tribuna foi o vereador Lúcio Flávio, que iniciou sua fala parabenizando a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Aracaju. “Houve um crescimento de quase 60% de novos empregos gerados em nossa cidade”, celebrou o vereador. Ele também expressou preocupação com a mobilidade urbana, especialmente com o serviço de carga e descarga, e elogiou os gestores responsáveis pela resolução do problema. "Fiquei muito feliz também com a ordem de serviço para o UBS Humberto Mourão. O que não foi resolvido há anos, vai ser resolvido agora em menos de 01 ano", destacou. Além disso, Lúcio informou que conversou com o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, sobre a proposta de criar o 1º Prêmio Troféu Imprensa da Câmara de Vereadores. 

O vereador Maurício Maravilha também participou do pequeno expediente para falar sobre o Prêmio Destaque de Enfermagem, promovido por ele e pelo Coren na segunda-feira, 2 de junho. "Parabenizo o Coren Sergipe por essa ação e os colegas vereadores que foram homenageados como amigos da enfermagem. Fico feliz em poder contribuir com o incentivo e o desenvolvimento desses profissionais", celebrou. Ele também participou de um evento do CREA em Sergipe, como profissional de engenharia civil, que realiza um grande evento da área para a cidade. 

O vereador Miltinho Dantas ocupou a tribuna para parabenizar a prefeita Emília Corrêa pela ordem de serviço da UBS e o senador Alessandro Vieira pela emenda disponibilizada. Ele também criticou um candidato a vereador do PL, que publicou em um grupo de WhatsApp uma fala insinuando que os vereadores teriam comprado votos para se eleger. “Esse parlamento precisa ser respeitado, pois cada vereador tem uma história e foi eleito de forma democrática”, reiterou. 

O vice-presidente da Casa, vereador Pastor Diego, parabenizou a secretária Débora Leite pela inauguração da ala pediátrica no Hospital Fernando Franco e pela ordem de serviço para a reforma da UBS Humberto Mourão. Ele também elogiou o governador Fábio Mitidieri por um almoço promovido na terça-feira, 3 de junho, com sua base. "Também aproveito minha fala para abordar nosso projeto de lei sobre as bets. Protocolamos um projeto de lei que impede a prefeita de Aracaju de firmar convênios e parcerias com entidades públicas e privadas, que recebem patrocínios da bets. Vivemos um grande problema social em nosso país, por conta das apostas", destacou. 

A vereadora Sônia Meire usou o pequeno expediente para criticar a prefeita de Aracaju em relação à Empresa Renova, responsável pela coleta de lixo. "A prefeita deu uma entrevista ontem sobre a não capacidade da empresa que faz a coleta de lixo de Aracaju. E sabe por que isso está público? Desde o início, falamos que não havia uma exigência de empresa concorrente, se ela tinha condições de prestar o serviço. Só foi considerado o valor. Quando denunciamos, o argumento era que não se podia fazer exigência para um contrato de 06 meses. Isso é dinheiro público e não pode ser dado a uma empresa que não tem condições de cuidar da cidade", criticou. 

O vereador Rodrigo Fontes foi o próximo orador e parabenizou o governador Fábio Mitidieri pelo Espaço Acolher, destinado a filhos de ambulantes e catadores de recicláveis. “Também fiquei muito honrado com o evento de enfermagem e estou feliz em ter sido homenageado por esses profissionais”, destacou. 

O vereador Bigode do Santa Maria participou do pequeno expediente para elogiar o trabalho dos enfermeiros. "Tive que ficar internado por 13 dias no hospital Cirurgia e quem esteve do meu lado foi o enfermeiro. Eles trabalham tanto, mas ainda são mal remunerados. A classe da saúde merece muito ser bem remunerada, pois eles estão ao lado de quem mais precisa", disse.