Parlamentares participam de lançamento do livro ‘Uchôa: Multiplicador de sorrisos’

por Agência Câmara Aracaju — publicado 29/04/2022 11h22, última modificação 29/04/2022 11h22

Foto: China Tom

Na noite da última quinta-feira, 28, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), e os vereadores Professor Bittencourt (PDT) e Breno Garibalde (União Brasil) participaram do lançamento do Livro ‘Uchôa: Multiplicador de sorrisos’, escrito pelo jornalista Milton Alves Júnior, que retrata a história de vida do reitor da Universidade Tiradentes: Jouberto Uchôa. A solenidade aconteceu na reitoria da Unit.

Com uma história de vida que passa pelo início da Faculdade Tiradentes, Nitinho afirmou que não poderia perder este momento único. “Professor Uchôa é uma história viva da educação, cultura e esporte aracajuano e sergipano. Milhares de jovens são formados anualmente pela Unit, tendo várias autoridades que se destacam pelo Brasil que foram alunos da Unit. Agora, tem o curso de medicina que é um dos melhores do país, porque ele se dedica para dar um ensino de qualidade. Temos que homenagear em vida. Eu conheço professor Uchôa e toda sua família há mais de 40 anos”, disse.

O homenageado expressou a emoção e ter sua história de vida contada. “Vocês não podem calcular como estou por dentro, fico me controlando porque fica feio um senhor da minha idade chorar diante de tanta gente. Estou imensamente agradecido pelo gesto de Milton, isso foi um gesto de caridade. Aqui foi meu sonho da vida toda, principalmente quando deixei o Colégio Pio X e iniciei o Tiradentes, nesse período enfrentei todo tipo de obstáculo, mas Deus me acompanhou em todas as fases”, revelou Jouberto Uchôa.

O vereador Professor Bittencourt falou sobre a importância do homenageado para Sergipe. “O autor, o jornalista Milton Alves é um jovem talentoso na literatura e o homenageado é o professor Uchôa, que é um patrimônio de Sergipe, uma figura que se notabiliza não só localmente, como nacionalmente pela educação. Ele é um patrimônio inestimável para a Universidade Tiradentes, não só de natureza material, mas sim imaterial pela quantidade de homens e mulheres que passaram por esta casa, que se formaram e construíram uma identidade sobre os mais diversos aspectos da vida econômica, política, cultural e social de Sergipe”.

O vereador Breno Garibalde elogiou a obra literária e afirmou que professor Uchôa é uma das pessoas mais significantes na educação, cultura e esporte de Sergipe. “No Dia Mundial da Educação a gente está celebrando a vida de Uchôa, esse cara incrível, que sempre fez muito pela educação sergipana e merece ter todo o nosso reconhecimento. Estou feliz em prestigiar este evento”, disse.