Moção de Repúdio contra Arthur do Val, de autoria de Anderson de Tuca, foi aprovada

por Letícia Mendonça, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/04/2022 11h05, última modificação 29/04/2022 11h05

Foto: Gilton Rosas

Na última quarta-feira (28), o vereador Anderson de Tuca (PDT) teve sua moção de repúdio ao deputado estadual por São Paulo, o senhor Arthur Moledo do Val, em razão do áudio vazado, onde ele afirma que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Essa situação ocorreu quando o deputado esteve na Ucrânia, logo no início da guerra.

“Agora a moção passa a ser da Câmara de Vereadores, para quem é pai, eu mesmo tenho duas filhas. Eu acho que esse tratamento com a mulher tem que parar, já basta desse machismo exacerbado, no sentido de você achar que pode fazer o que quiser, você pode falar o que pensa para a mulher, isso não existe! E a gente tem que fazer essa mudança através de gestos e ações, principalmente dentro das nossas próprias casas!”, disse o vereador.

Anderson destacou também que no momento em que a pessoa é representante da população e do Brasil a responsabilidade duplica. O Brasil tem uma grande população feminina e, ao ofender uma mulher ucraniana, que está passando por dificuldades, o deputado estaria desmerecendo o próprio país. A maioria dos demais vereadores de Aracaju subscreveram a fala e a moção do vereador Anderson de Tuca.