Parlamentares participam da entrega do novo Terminal de Integração do Mercado

por Agência Câmara Aracaju — publicado 16/03/2022 09h46, última modificação 16/03/2022 09h46
Parlamentares participam da entrega do novo Terminal de Integração do Mercado

Foto: China Tom

Com a participação efetiva e decisiva da Câmara Municipal de Aracaju, que aprovou o empréstimo destinado a mobilidade urbana que possibilitou a execução da obra, a Prefeitura de Aracaju entregou na última terça-feira, 15, o novo Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes, localizado na região dos Mercados, na Zona Norte.

O terminal conta com mais de 13 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, telhado metálico com fechamento lateral transformando o local em um ambiente moderno, que promove a qualidade de vida para todos os usuários do sistema. O vice-presidente da Câmara, Vinícius Porto (PDT), representou o Poder Legislativo Municipal no ato.

Também marcaram presença os vereadores Fábio Meireles (PSC), Fabiano Oliveira (PP), Cicero do Santa Maria (Podemos), Paquito de Todos (Solidariedade), Sargento Byron (Republicanos), Joaquim do Janelinha (Pros), Soneca (PSD), Manoel Marcos (PSC), Anderson de Tuca (PDT), Eduardo Lima (Republicanos), Pastor Diego (PP), Breno Garibalde (União), Sávio Neto de Vardo (PSC) e Professor Bittencourt (PCdoB), além do superintendente de Relações Institucionais da Câmara, Jorginho Araujo.

O vice-presidente da Câmara, relembrou o passo a passo para que o terminal fosse construído. “Essa obra fez parte de um processo, de uma construção, que foi aprovado na Câmara o empréstimo, para que o Governo Federal pudesse enviar esses recursos. Neste terminal irão circular milhares de pessoas diariamente”, disse Vinicius Porto.

O vereador Fábio Meireles externou sua alegria em participar da inauguração. “Muita felicidade para nos vereadores, mais, principalmente, para a população que nos servimos com tanta dedicação e alegria. Aqui teve um investimento de 11 milhões e quinhentos mil de reais, onde distribui 24 boxes para os comerciantes, toda a iluminação em led e cinco plataformas de embarque e desembarque”.

O vereador Paquito de Todos afirmou que se sentiu uma grande pessoa durante a solenidade. “Estou me sentindo tão grande quanto esta obra que está sendo entregue. Sempre visito as obras feitas pelo prefeito Edvaldo Nogueira, mais essa aqui é uma obra diferente de todas, parece coisa de primeiro mundo, com uma organização e espaço fantástico”, parabenizou.

O líder do prefeito na Câmara, o vereador Professor Bittencourt, não poupou elogios para o terminal. “É uma grande obra que tem um papel social fundamental, que representa os esforços de todos os vereadores, que faz parte do projeto de mobilidade urbana, melhoria das vias e reforma dos terminais”, ponderou

Eduardo Lima afirmou que este é um momento de alegria e de festejar a obra. “Essa obra ela traz o olhar humano que a gestão municipal tem em Aracaju e também da Câmara Municipal de Aracaju. Porque você trabalhar em uma obra dessa para quem mais precisa, que são os usuários do transporte público, que tem dificuldade de pagar uma passagem de ônibus. O terminal era desorganizado e sujo, agora estamos com essa obra espetacular”, finalizou Eduardo Lima.

O prefeito Edvaldo Nogueira disse que esta obra é um sonho que se realiza na cidade de Aracaju. “Essa obra tem um papel muito importante na mobilidade urbana, porque é um terminal amplo que vai conectar a zona norte com a zona sul, além de melhorar a circulação de ônibus na cidade e substituir o terminal Luiz Garcia, que vai se transformar em terminal de passagem, fazendo um ganho de viagem”.

Investimento

O investimento para a construção do novo terminal de integração foi na ordem de R$ 11,5 milhões. O local conta com cinco plataformas de embarque e desembarque; guichês e catracas de acesso, banheiros com acessibilidade; bicicletário; vestiário; depósito; iluminação de LED; paisagismos; 24 boxes para comércio de vendedores ambulantes e muito mais.

Mais obras

Ainda durante a solenidade, o prefeito Edvaldo Nogueira deu a ordem de serviço das obras de infraestrutura do estacionamento na localidade. A obra será erguida no lugar do terminal antigo.

Presenças

Participaram da solenidade os deputados estaduais Zezinho sobral, Gracinha Garcez, Garibalde Mendonça e Adailton Martins; o deputado federal Fábio Mitidieri; a vice-prefeita, Catarina Mendonça; o ex-prefeito João Augusto Gama; o o ex-deputado federal Adelson Barreto;