Parlamentares acompanham ordem de serviço para construção de maternidade e a inauguração de UBS no 17 de março

por Fernanda Sales — publicado 08/04/2019 10h16, última modificação 08/04/2019 10h16

Foto: China Tom

Os vereadores Dr. Gonzaga (MDB), Zezinho do Bugio (PTB), Bigode do Santa Maria (MDB), Seu Marcos (PHS) e Cabo Didi participaram na manhã deste sábado, 6, da solenidade de assinatura de ordem de serviço para retomar a construção da maternidade do 17 de Março e ainda prestigiaram a inauguração da Unidade Básica de Saúde (USB) Dr. Roberto Paixão, também no bairro 17 de Março.

Para o vereador Bigode do Santa Maria, é uma felicidade acompanhar a assinatura de ordem de serviço para retomar as obras da maternidade. “Sou morador do Santa Maria, bairro vizinho ao 17 de Março. Sei o quanto as gestantes precisam dessa maternidade, que vai ampliar o atendimento para essas mulheres na hora do parto, pois muitas não têm condições para se deslocar até uma maternidade”, afirmou o vereador, destacando ainda que a Unidade Básica de Saúde do 17 de março é um pedido seu desde a gestão anterior de Edvaldo e que agora este sonho está sendo concretizado.

De acordo com o vereador Seu Marcos, a comunidade do 17 de Março está de parabéns com a retomada das obras da maternidade e com a inauguração da Unidade Básica de Saúde. “A maternidade é um sonho dos moradores dessa comunidade e também de todos os aracajuanos, pois teremos uma maternidade municipal para atender a demanda que está sendo muito grande”, enfatizou.

Zezinho do Bugio destacou a importância da maternidade para toda a população aracajuana, em especial, os moradores da Zona Sul. “Essa é a obra mais importante da gestão de Edvaldo Nogueira. É uma grande oportunidade as pessoas terem seus filhos na comunidade em que moram. Parabenizo o prefeito por retomar essa obra e também pela inauguração da Unidade de Saúde. Essa região é muito populosa e era necessário mais um posto de saúde para trazer melhorias para as comunidades na área da saúde”, ressaltou o vereador.

Dr. Gonzaga frisou a importância de cuidar da saúde da população. “Edvaldo está fazendo uma festa para o 17 de Março, porque é de grande importância a maternidade para os moradores, que estavam sofrendo muito. Hoje mesmo eu vi umas 20 mulheres grávidas e imagino a dificuldade delas para terem seus filhos sem uma maternidade perto. Quem ganha mais uma vez é o povo de Aracaju”.

Já Cabo Didi reforçou que a Unidade de Saúde irá beneficiar muito a comunidade. “É uma inauguração muito importante a entrega da Unidade de Saúde Roberto Paixão, para atender a comunidade do 17 de Março e região. E também desafogando a Unidade de Saúde do Santa Tereza que recebia essa população. O prefeito está de parabéns”.

A maternidade tem um investimento de mais de R$ 16 milhões e é fruto de um convênio com o governo federal. A secretária municipal da Saúde, Waneska Barbosa, destacou que o projeto de construção da maternidade estava feito em 2012 e não foi dado andamento. “Agora na gestão de Edvaldo fomos incumbidos de retomarmos esse projeto. Tivemos que fazer readequações do projeto arquitetônico e agora, com a retomada da construção, esperamos que aproximadamente daqui a um ano e meio a gente possa está entregando a maternidade para esta comunidade”, explicou a secretária.

Já na Unidade de Saúde, foram investidos mais de R$ 1 milhão e contemplará mais de 17 mil moradores com procedimentos de baixa e média complexidade. Para manutenção e funcionamento da unidade, a Prefeitura firmou parceria com a Universidade Tiradentes, que se encarregou de adquirir materiais e cuidará do espaço. Como contrapartida, os alunos da Unit poderão usufruir do espaço para a prática dos conhecimentos, de forma supervisionada. Durante a inauguração, o padre Marcelo Conceição abençoou a nova unidade de saúde.