Organização do Pré-Caju e solicitação de carro fumacê para o bairro Santa Maria são destaques no Pequeno Expediente

por Fernanda Nery - Agência CMA — publicado 13/11/2025 14h43, última modificação 13/11/2025 14h43
Organização do Pré-Caju e solicitação de carro fumacê para o bairro Santa Maria são destaques no Pequeno Expediente

Foto: Luanna Pinheiro

O Pequeno Expediente desta quinta-feira (13/11) teve início com o vereador Bigode do Santa Maria (PSD), que solicitou à Secretaria de Saúde do Município o envio de um carro fumacê para o bairro Santa Maria, principalmente no entorno do canal, pois os moradores estão sofrendo com a presença constante de muriçocas. Além disso, o parlamentar aproveitou para cobrar providências em relação à construtora que, segundo ele, danificou o asfalto da avenida Santelmo Duarte Novaes, deixando a localidade cheia de terra e causando inúmeros transtornos à população da região. 

O vereador Fábio Meireles (PDT) abordou a falta de limpeza e capinagem em ruas do bairro Santos Dumont. O parlamentar exibiu dois vídeos que mostram uma calçada tomada pelo mato, impedindo a passagem de pedestres, além de uma rua com lixo espalhado pelo chão. “Nós já fizemos a indicação para a capinagem desse local. É preciso que a prefeitura coloque suas secretarias para trabalhar por Aracaju”. Em seguida, mostrou mais um vídeo, desta vez registrando moradores que se uniram para realizar a limpeza do local. “Nós estamos falando de algo básico. Todo turista que chegava aqui se orgulhava da limpeza da cidade, e hoje não há mais limpeza pública nem privada, é a limpeza pelas mãos da sociedade aracajuana”, criticou.  

O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) falou sobre a realização do Pré-Caju, que acontecerá neste fim de semana na capital sergipana. O parlamentar ressaltou os preparativos para a festa, considerada a maior prévia carnavalesca do Brasil, e parabenizou o ex-vereador Fabiano Oliveira, atual diretor-presidente da Emsetur, pela organização do evento. “Fabiano, parabéns. São três blocos e 11 trios na avenida, nesse evento que é a única prévia carnavalesca aberta ao público. É a festa da pipoca, é a festa do povo”. Por fim, Joaquim da Janelinha salientou o incremento do turismo, a geração de empregos e a movimentação da economia local promovidos durante o evento. “Sem sombra de dúvida, será uma grande festa, e o nosso povo merece. Gera emprego e renda. O nosso turismo só cresce, e o Pré-Caju é, inclusive, uma boa oportunidade para divulgar também o nosso forró.  

O vereador Miltinho Dantas (PSD) também destacou a organização do Pré-Caju e afirmou que esta será uma das melhores festas realizadas nos últimos anos. “Eu, que passo por ali todos os dias, tenho testemunhado que, este ano, o nosso amigo Fabiano Oliveira e sua equipe capricharam na decoração e na organização do Pré-Caju, que será um dos melhores já realizados”. O parlamentar também parabenizou o vereador Pastor Diego (União Brasil) pela sessão especial realizada no dia anterior, na Casa Legislativa, em homenagem aos 74 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular. Miltinho Dantas ainda ressaltou a entrega do Título de Cidadania Aracajuana ao policial federal aposentado Francisco Correia, propositura de sua autoria, ocorrida no dia anterior no plenário da Câmara Municipal.   

O vereador Pastor Diego (União Brasil) exibiu um vídeo com registros da sessão especial sobre os 74 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular, realizada na véspera na Casa do Povo. O parlamentar aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os presentes, em especial às autoridades e aos pastores. “Foi uma tarde de alegria, de celebração, uma tarde festiva com diversas autoridades e líderes do estado inteiro. Esse é um momento de agradecer. Quinze de novembro, especificamente, a Igreja do Evangelho Quadrangular vai completar 74 anos pregando a palavra de Deus no Brasil, uma igreja que está hoje espalhada em todos os estados da nossa federação”, disse ao enfatizar que são mais de 40 mil templos abertos no país e que a instituição mantém projetos relevantes que disponibilizam, de forma gratuita, serviços de saúde para a população. 

Por fim, o vereador Sargento Byron (MDB) destacou a nomeação da professora doutora Marília, que assume a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Inclusão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Quero parabenizar o reitor, professor André, pela escolha. A UFS tem que ser cada vez mais um espaço de educação, de ações afirmativas e inclusivas. As pessoas com deficiência têm que ocupar todos os espaços de formação, educação e cidadania. O parlamentar afirmou ainda ter recebido uma solicitação sobre a presença de muriçocas no bairro Santa Maria e pediu à Secretaria da Saúde o envio de um carro fumacê para o local. Ao encerrar o discurso, o vereador destacou a importância do Pré-Caju e de toda a movimentação econômica promovida pela festa, além de parabenizar a organização do evento.