No dia da Lei Brasileira de Inclusão, vereador Byron reforça importância da educação inclusiva em Aracaju

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/07/2021 13h55, última modificação 06/07/2021 15h39

Foto: Assessoria de Imprensa

Nesta terça-feira, 6, data em que se comemora os seis anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o vereador de Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), fundador do projeto Estrelas do Mar, prestigiou a inauguração da ampliação de mais uma escola municipal da capital sergipana. Byron, que é defensor, na Casa Legislativa, das pautas relacionadas à inclusão da pessoa com deficiência, fiscalizou as questões relacionadas à acessibilidade, dispositivos de sinalização destinados às pessoas que necessitam de necessidades especiais e dialogou com a equipe técnica de educação especial sobre os desafios enfrentados pela gestão.

“Nesta data tão importante, não poderia deixar de reforçar o quanto é necessário o olhar sensível por parte da gestão no que diz respeito à educação inclusiva. Porque não é só garantir o que está previsto em lei. Temos que ir além disso. Muitas vezes, pequenos gestos fazem toda a diferença. Neste momento em que se discute o retorno das aulas, desejo que todos estejam prontos para receber as pessoas com deficiência de maneira igualitária, com respeito e garantindo os seus direitos”, disse o parlamentar.

Em Aracaju, 846 alunos com deficiência estão matriculados nas escolas municipais, que garantem, por meio do ensino regular, a educação inclusiva, que é a prática da educação especial cujo objetivo é permitir a convivência e a integração social dos alunos com deficiência, favorecendo a div ersidade.

“Então, quando a gente fala em educação inclusiva, não estamos nos referindo apenas à estrutura que garantirá acessibilidade a essas pessoas. Estamos destacando uma modalidade de aprendizagem que tem como proposta garantir o desenvolvimento de habilidades das pessoas com deficiência, englobando desde a educação infantil até a formação superior. Tornando as escolas em ferramentas de inclusão social. Inclusão essa que vai fazer com que as diferenças não sejam vistas como problemas, mas como diversidade”, explica o vereador.