Mairim Russo Serafini é a mais nova cidadã aracajuana
A força da mulher ganhou protagonismo na solenidade de entrega de título de Cidadania Aracajuana, realizada na quarta-feira, 29, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A homenageada foi a professora e PhD da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mairim Russo Serafini. A honraria é de autoria do vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB).
Assim como dito em discurso pelo autor da propositura, Mairim representa o número expressivo de mulheres em espaços como graduação, mestrado e doutorado: “Quando conheci a professora Mairim, fiquei impressionado com a potência da sua atuação e, ainda, descobri que ela pegava onda. Imaginem minha felicidade! É muito gratificante vermos as mulheres se destacando em todo e qualquer lugar que escolham. Hoje, este título representa toda a sociedade com a qual você tanto é comprometida. Esta é a maior honraria que esta Casa pode conceder. Aqui, buscamos homenagear cidadãos que nasceram em outros municípios e estados, mas que escolhem Aracaju como morada, criando o pertencimento ao fazer história na área profissional, social e Sergipe cursar mestrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Após a conclusão do mestrado, ingressou no doutorado em Ciências da Saúde, também na UFS. Ainda durante o doutorado, Mairim foi aprovada em primeiro lugar em dois concursos para docente da UFS e, em 2013, defendeu seu doutorado e assumiu o cargo de professora efetiva aos 28 anos.
Desde 2021, a cidadã aracajuana, agora de fato, é reconhecida como uma das pesquisadoras mais influentes da América Latina. Atualmente, segue em exercício na graduação e na pós-graduação, orientando estudantes e promovendo a internacionalização por meio de colaborações e atividades com pesquisadores de diversos países. Também é líder do Grupo de Pesquisa em Saúde e Inovação e colaboradora em grupo de Biotecnologia e Inovação Terapêutica.