Lucas Aribé defende liberdade de imprensa e critica STF por censura a jornalistas

por Eduardo Costa e Leilane Coelho — publicado 17/04/2019 11h41, última modificação 17/04/2019 11h41

Foto: César de Oliveira

O vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju durante o Grande Expediente desta quarta-feira, 17. Em seu discurso, o parlamentar fez duras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu abertamente a liberdade de imprensa.

Lucas, que é jornalista formado, criticou a decisão do STF, onde o ministro Alexandre de Moraes determinou que alguns sites retirassem do ar reportagens e notas que citam o presidente da Corte, Dias Toffoli. O vereador mostrou preocupação com o fato, defendeu que os jornalistas apenas reproduziram trechos de uma delação e fez duras críticas à atuação dos ministros. Segundo Lucas, o ato mostra um abuso de poder por parte do Supremo.

“O que me traz aqui hoje é uma preocupação que me chama a atenção diante de posturas adotadas por alguns ministros do STF. A última delas foi literalmente uma censura à liberdade de imprensa. E aqui a gente precisa lembrar, principalmente aos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, conhecedores da Constituição muito mais que eu, que o artigo 220 é bem claro quando diz que a imprensa tem liberdade, e o jornalista pode informar. A gente começa a perceber que há, por parte de alguns, no mínimo um abuso de poder. Precisamos lembrar que em fevereiro, na eleição do Senado, o ministro Dias Toffoli de madrugada quis proibir o voto aberto e a votação teve que ser em voto secreto. Quem censurou o direito da população a acompanhar a votação foi ele. O jornalista apenas informou algo dito em uma delação. A culpa é do jornalista? Por favor! Se o ministro estiver incomodado, se defenda, mas impedir que saia a matéria?”, questionou.

Em seguida, Lucas elogiou o senador sergipano Alessandro Vieira, que anunciou que apresentará uma denúncia de crime de responsabilidade contra os ministros supracitados: “Quero parabenizar o senador Alessandro Vieira, que com muita coragem, quer fazer um processo de impeachment, porque foi literalmente um abuso de poder”.

Por fim, o parlamentar criticou o também ministro Gilmar Mendes, que votou pelo fim da obrigatoriedade do diploma para a prática do jornalismo, e afirmou que defender a liberdade de imprensa significa defender a democracia. Para ele, toda essa ação do STF é um grande retrocesso em vários sentidos.

“Ministro Gilmar Mendes, os jornalistas não esquecem de vossa excelência que disse que o jornalista não precisa de diploma. Daqui a pouco vão querer voltar à época em que o jornalista é censurado. Vivemos a era da liberdade de imprensa, da democracia, do respeito aos poderes e às instituições. Não podemos retroceder, é lamentável o que estes ministros fazem. Respeitem os jornalistas! As pessoas passam quatro anos na faculdade, estudam muito, tem preparo para estar informando, e ninguém tem culpa se o delator falou e foi publicado. Qual a culpa da imprensa? A importância da imprensa se resume na responsabilidade social de levar informação, transmitir cultura, educação e conhecimento. Esse é o nosso papel. Nós fazemos isso por amor e temos grande responsabilidade, porque a informação tem poderes. Isso exige ética, zelo e cuidado”, afirmou.

Apartes

Alguns vereadores, em aparte, endossaram o discurso de Lucas. Emília Corrêa (Patriota) criticou duramente as ações do STF e elogiou o senador Alessandro Vieira pela postura firme contra a censura.

“Hoje, no Brasil, uma das maiores vergonhas é o STF. Ele nos tem envergonhado, rasgado a constituição, tomado decisões direcionadas e com interesses que nunca são os da justiça. Os ministros têm que vir de carreira e respeitando as regras, mas não indicados por políticos. Infelizmente, é a instituição mais política que o Brasil possui. Que pena que estes ministros estão dando péssimo exemplo e acabando com nossa esperança em termos de justiça, com as exceções devidas. E parabéns ao Senador Alessandro Vieira, tem dado show. Ainda não vi um senador em Sergipe com essa atuação”, destacou.

Já Américo de Deus (REDE) também parabenizou o vereador Lucas e o senador Alessandro: “Quero parabenizar a você sobre esta discussão e elogiar o senador Alessandro Vieira. Nestes primeiros meses, já fez mais do que alguns que estão há muito tempo. O senhor orgulha a todos, e com certeza trará muito mais ações de combate à corrupção”.