Linda Brasil reforça a importância de notificação da violência contra a mulher nas unidades de saúde

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 02/06/2021 11h37, última modificação 02/06/2021 11h37
Linda Brasil reforça a importância de notificação da violência contra a mulher nas unidades de saúde

Foto: Assessoria da parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 2, a vereadora Linda Brasil (PSOL), se posicionou a favor do PL nº44/2021 de autoria da vereadora Emília Corrêa que trata da notificação compulsória da violência contra a mulher nos serviços de saúde público e privados em Aracaju. A proposta prevê que através de formulários seja notificado a tipificação da violência, como física, sexual ou doméstica, declarada ou não pela vítima.

A parlamentar ressaltou que esse procedimento já vem sendo demandado pelo movimento de mulheres, e é de extrema importância para o enfrentamento a violência, uma vez que os profissionais de saúde não tinha obrigação de notificar.

“Muitas mulheres ao ir à UBS não buscavam declarar a violência que sofriam, segundo a Comissão de Mulheres da OAB, pelo violentômetro, que é uma forma de medir as agressões, mostra que determinadas violências que as mulheres sofrem, as desencorajam a denunciar, como a psicológica, que começa com piadas, chantagens, ciúmes, formas de controle, destruição de bens materiais, aí esse processo acaba acarretando em uma co-dependência do seu agressor, e ela muitas vezes não denuncia”, explicou.

A vereadora destacou que a violência toma dimensões de forma sorrateira, porque da psicológica para as demais, como a patrimonial e a física é um processo rápido e que ao final pode resultar no feminicídio.

“Eu tenho certeza que esse projeto vai ajudar, porque a gente percebe através de relatos, campanhas, que vão alertar, que não foi uma queda na escada, não foi um acidente, por causa dessa processo de violência, então é muito importante que as autoridades médicas, enfermeiros/as possam relatar as agressões”, endossou.