Situação da UBS Elizabeth Pita: “Só tem uma porta de entrada, sem saída de emergência”, diz Ricardo Marques

por Wandycler Júnior, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/06/2021 13h36, última modificação 02/06/2021 13h36

Foto: Assessoria de Imprensa

Na tarde desta terça-feira (01) o vereador Ricardo Marques (Cidadania) foi até a Unidade Básica de Saúde Elizabeth Pita, no bairro Santa Maria, depois de ser chamado por funcionários que trabalham no local e que reivindicam por melhores condições de trabalho.

Durante a visita, o vereador observou que a unidade funciona em situação precária. “Tem uma sala que foi isolada porque está com um odor insuportável, parecia que havia um bicho morto no local. As condições de trabalho são insalubres, são vários problemas relatados, como infiltrações, vazamentos, entupimento dos esgotos, mofo e fungos nas paredes, os corredores são estreitos, faltam áreas de ventilação, não tem saída de emergência e a única porta que existe no prédio está com problema”.

Os funcionários alertaram ainda para o número de profissionais que trabalham na unidade. Segundo eles, o quantitativo do pessoal de enfermagem é reduzido e não obedece ao que é preconizado pelo Conselho Federal de Enfermagem.

Outra observação é que a Unidade Elizabeth Pita está em funcionamento de forma improvisada desde abril de 2019. “A UBS funciona em um galpão adaptado e os problemas são antigos, se tornaram mais evidentes em decorrência da pandemia da Covid-19. Não podemos esperar que aconteça mais um trágico acidente para tomar providências. Por isso, gostaria de chamar a atenção da prefeitura de Aracaju e da secretária da saúde, Waneska Barbosa, para que vejam essa situação e possam resolver os problemas com urgência, além de fazer uma vistoria minuciosa na procura de outros”, sugeriu o vereador.

“Protocolei na Câmara Municipal de Aracaju uma indicação com sugestões para a resolução dos problemas encontrados e um requerimento solicitando todas as informações detalhadas sobre o funcionamento da unidade, quantas pessoas são atendidas diariamente, quantos profissionais trabalham lá e qual a previsão para a construção da nova unidade que está no planejamento da prefeitura”, registrou Ricardo Marques.