Linda Brasil reforça a importância de denunciar abusos e violências contra crianças e adolescentes

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 18/05/2022 12h20, última modificação 18/05/2022 12h31

Foto: Assessoria da parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 18, a vereadora Linda Brasil (PSOL), ocupou o Pequeno Expediente para falar sobre a importância da campanha alusiva ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00.

Nomeada como “Faça Bonito!”, a campanha incentiva que todas/os/es aquelas/es que souberem de casos de abuso sexual e violência contra o público infanto-juvenil possa denunciar através do Disque 100 e Ligue 180.

“As vítimas de abuso e exploração sexual são silenciadas e silenciados, invisibilizadas/os, por isso, é que na próxima sexta-feira, será realizada uma sessão especial solicitada pela vereadora Ângela Melo, para discutir a importância da presença de psicólogas/os e assistentes sociais nas escolas. Segundo ativistas e pesquisadoras/es, na escola é onde é detectado esse tipo de abuso e exploração sexual, os dados apontam que mais de 60% acontecem em ambiente doméstico, com parentes e conhecidos dessas vítimas. Além disso, é fundamental também discutir a diversidade sexual, a educação sexual, conversar com as crianças e adolescentes que existem partes do nosso corpo que não podem ser tocadas por outras pessoas, somente as/os responsáveis, e observar a forma que faz”, afirmou.

Ao final, a parlamentar aproveitou para reafirmar do desrespeito do veto do prefeito às emendas que foram aprovadas da LOA e PPA. “É inadmissível a falta de respeito e o autoritarismo do prefeito Edvaldo Nogueira em relação a essa casa aqui. A gente aprovou, discutiu, emendas que contemplam categorias da administração pública, e que ele de forma perversa não incluiu. Espero que a gente possa manter a votação na emenda”, asseverou.

Direitos da comunidade surda

Em aparte da fala do vereador Sargento Byron (Republicanos) sobre a importância de ter intérpretes de libras nas unidades de saúde, a vereadora Linda Brasil acrescentou que está em diálogo com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e com organizações das pessoas surdas, onde tem sido colocado a necessidade da implementação da emenda de sua autoria à Lei nº 3.295, alterando e sendo aprovada a Lei 5.452 que torna obrigatório o intérprete de libras em todos os órgãos da prefeitura.

“Muitas vezes essas leis não são efetivadas, enquanto legisladoras/es, precisamos articular para que essa Lei faça valer realmente, e que a prefeitura possa colocar essa Lei tão urgente em prática”, concluiu.