Linda Brasil reforça a defesa da democracia e os mecanismos de fortalecimento

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 15/09/2022 13h15, última modificação 15/09/2022 13h18
Linda Brasil reforça a defesa da democracia e os mecanismos de fortalecimento

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 15, a vereadora Linda Brasil (PSOL) ocupou a Tribuna, durante o Pequeno Expediente,  para falar da importância das instâncias que garantem a democracia e a participação social no país. Em tempos de constantes violações de direitos, a parlamentar ressaltou como as organizações sociais e partidárias cumprem o papel de lutar por justiça social e parabenizou os 17 anos do PSOL.

“Hoje faz 17 anos da fundação do PSOL, partido que vem crescendo desde a sua fundação, com a perspectiva de uma política transformadora e que traz isso para os espaços parlamentares onde ocupa. Hoje também é o Dia Internacional da Democracia e a constituição é a guardiã da nossa democracia, é nela que estão os princípios básicos do Estado Democrático e de Direito”, manifestou.

Para a parlamentar, o partido tem contribuído com a construção de uma sociedade mais equânime. “Estou em uma organização com vários representantes da classe trabalhadora, dos movimentos sociais, de políticos comprometidos com a justiça social no nosso país. E é isso que me move estar em um partido como o PSOL, Socialismo e Liberdade”, enfatizou.

Linda também trouxe ao Plenário o papel desempenhado pelos Conselhos de Direitos, uma conquista da população brasileira e movimentos sociais organizados. Os conselhos surgiram por volta de 1970, a partir das lutas sociais, como mecanismos de participação social no Brasil e têm sofrido retrocessos nesse atual Governo Federal.

“Esse atual governo que está aí representa o fim de várias políticas públicas tão importantes para a nossa sociedade, sucateando os conselhos que são muito importantes para o controle social. Espero que possamos, cada vez mais, contribuir para o fortalecimento da nossa democracia, respeitando e lutando a favor de justiça social, na garantia dos direitos fundamentais do povo de Aracaju, de Sergipe e do nosso Brasil”, afirmou.

Setembro Amarelo

Neste mês de campanha do Setembro Amarelo, período de conscientização e enfrentamento ao suicídio, a vereadora parabenizou o vereador Drº Manuel Marcos pela abordagem do tema e acrescentou que é fundamental cobrar do poder público municipal investimento em políticas de cuidados com a saúde mental.

“Parabenizar por esse tema tão importante do Setembro Amarelo, nesse momento em que o Brasil vem passando por vários momentos difíceis. Esses problemas fazem com que as pessoas percam a vontade de viver e sonhar, e entendo o que o senhor fala, vereador, sobre as organizações que fazem trabalhos voluntários, mas nós, como legisladoras/es, temos que cobrar do poder público municipal políticas para a saúde mental. A prefeitura arrecada orçamento para efetivar essas políticas. Precisamos exigir que nas UBS’s tenham psicólogos, nas escolas tenhas psicólogos, assistentes sociais e para que possamos enfrentar esse problema na sociedade. Espero que a prefeitura invista nessa política e em uma educação que possa dar maior perspectiva de vida para nossas/os jovens”, elucidou.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, aproximadamente 32 pessoas se suicidam por dia, dessa forma, a campanha Setembro Amarelo contribui para promover informação como forma de prevenção.