Linda Brasil participa de eventos sobre saúde e políticas públicas para mulheres

por Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 01/10/2021 11h55, última modificação 01/10/2021 11h52
Linda Brasil participa de eventos sobre saúde e políticas públicas para mulheres

Foto: Assessoria da parlamentar

Na manhã desta sexta-feira, 01, a vereadora Linda Brasil (PSOL) participou da audiência pública “desafios do tratamento do câncer de mama”, a iniciativa foi da vereadora Sheyla Galba (Cidadania). A atividade marca o início do Outubro Rosa, mês de conscientização acerca do câncer de mama, campanha que tem alcance mundial, iniciada em 1990, e que tem como objetivo informar e pleitear um maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento da doença, contribuindo para a redução da mortalidade.

A Drª Paula Saab, mastologista pelo Hospital Síro Libanês, especialista em gestão de atenção à saúde pela FDC/University of Cambridge, falou sobre os principais desafios que as mulheres vivenciam do diagnóstico ao tratamento. A médica alertou que o tempo entre as consultas e exames que chegam ao diagnóstico podem levar em média 6 meses, o que agrava a situação na maioria dos casos.

Aqui em Sergipe, e esse é um dado que temos da Universidade Federal de Sergipe, há uma demora de cerca de 60 dias para o agendamento da biopsia, e depois desse agendamento uma demora de cerca de 90 dias para a entrega do resultado, isso é muito destoante, tem pacientes que conseguem através de regulações de cidades do interior que conseguem marcar a biopsia muito rápido e em Nossa Senhora do Socorro, que é a segunda maior cidade do estado a gente não consegue marcar biopsia, é preciso rever urgente o sistema de regulação”, alertou a especialista.

A parlamentar Linda Brasil parabenizou a vereadora Sheyla Galba pela iniciativa, e a mastologista Drª Paula Saab pelo esclarecimento acerca do tema tão pertinente à saúde das mulheres.

Quero parabenizar Sheyla pela iniciativa da realização dessa sessão especial tão importante nesse mês do outubro rosa, estou feliz de ouvir a Drª Paula Saab, eu já acompanhava sua luta, e poder estar aqui e ter acesso a essas informações é muito importante. Me coloco à disposição como parlamentar para articular esse movimento, me somar. Fiquei alarmada em saber que somente 20% das mulheres que precisam fazer a mamografia são cobertas. Então essas atividades são muito importantes, parabenizo novamente pela iniciativa e luta tão necessária para o município de Aracaju e pelo estado”, colocou.

A vereadora ainda participou como uma das painelistas da mesa “Respeito à diversidade e concretização de direitos fundamentais” do 1º Encontro das Mulheres Municipalistas Sergipanas, organizado pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe – Fames -, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios - CNM. A atividade objetiva discutir acerca das políticas públicas e direitos das mulheres em diversas áreas, além do fortalecimento da atuação da mulher e protagonismo.