Linda Brasil participa da Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 06/12/2021 12h34, última modificação 06/12/2021 12h34
Linda Brasil participa da Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho

Foto: Assessoria da parlamentar

Na manhã desta segunda-feira, 06, a vereadora Linda Brasil (PSOL) participou da Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, realizada por uma fábrica de Produtos Ópticos. Na ocasião, a parlamentar palestrou sobre o tema “Respeito às diversidades, combate aos preconceitos” e parabenizou a iniciativa da formação.

Infelizmente, a falta de acolhimento e maus tratos no ambiente de trabalho através de piadas e brincadeiras preconceituosas, constituem em assédio moral que podem levar a trabalhadora/o a se desconectar de suas tarefas, ocasionado não só acidentes de trabalho mas também problemas ligados à saúde mental. Respeitar mulheres, negros e negras, pessoas LGBTQIA+, deficientes é algo fundamental para prevenir acidentes.

“Primeiramente eu gostaria de parabenizar a realização da Semana, porque quando a gente fala de Segurança do Trabalho, ficamos muito preocupadas/os/es com a questão da nossa proteção física, mas tem também a nossa proteção psicológica, nossa proteção moral, do espírito, do convívio, do respeito à diversidade, nós somos diversos em nossas singularidades independentemente da nossa orientação sexual e da nossa identidade de gênero, então, falar de diversidade é falar dessa grandiosidade, dessa pluralidade que são os seres humanos”, explicou Linda.

O debate contribuiu para a formação de trabalhadores/as, com o intuito de aprimorar as relações no ambiente profissional, e a convivência, onde o respeito seja fundamental nos espaços de trabalho. A Lgbtfobia ainda é muito presente no ambiente de trabalho, segundo levantamento da consultoria Mais Diversidade, 20% dos trabalhadores temem expor sua orientação e identidade de gênero.

O Brasil é um dos países que mais matam LGBTQ+ todos os dias. Segundo dados da organização Grupo Gay da Bahia e do Acontece- Arte e Política LGBTI+, em 2020, foram registrados 237 mortes violentas contra LGBTQIA+. Diante desse problema que precisa ser superado, espaços de formação e diálogo são fundamentais para a superação dos preconceitos.