Linda Brasil incentiva a criação de Hortas Comunitárias nos bairros

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 07/10/2021 11h56, última modificação 07/10/2021 11h56
Linda Brasil incentiva a criação de Hortas Comunitárias nos bairros

Foto: Assessoria da parlamentar

Diante do contexto de crise econômica e social que o país vem enfrentando, pequenas ações e projetos podem causar impactos positivos e garantir alimento e renda para famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social. É nesse sentido que a vereadora Linda Brasil (PSOL) colocou na última quarta-feira, 6, a importância de ampliar a criação de hortas comunitárias.

“É urgente repensarmos a produção e distribuição de alimentos, sobretudo em áreas urbanas. É estratégico para combater a fome, melhorar a qualidade da alimentação das pessoas, incentivarmos a criação e manutenção das hortas comunitárias. Este tipo de iniciativa pode gerar impactos positivos nas comunidades fortalecendo a agricultura familiar, e até mesmo escoar esta produção comunitária para, por exemplo, a alimentação escolar”, afirmou.

A vereadora acrescentou que as hortas comunitárias são opções que precisam ser consideradas e expandidas pelo Executivo, até mesmo com incentivo fiscal, pois esse tipo de iniciativa é importante para fortalecer e encorajar os espaços de cultivo coletivo.

“Por isso, é muito importante o requerimento que tivemos aprovado hoje na Câmara Municipal de Aracaju, de nº 406/2021, onde solicitamos à Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju – SEMFAS, informações acerca do funcionamento do Projeto Cultivando Cidadania: Hortas Comunitárias. Soubemos que no último no dia 4 a prefeitura retomou o cultivo de uma destas hortas no Jardim Esperança que estava parada na pandemia. Temos contatos com movimentos e comunidades que tem interesse em implantar a iniciativa em outros bairros. Por isso queremos saber o que a prefeitura planeja neste projeto para que além de dar certo ele atinja o maior número de bairros e comunidades”, pontuou Linda.

PL contra o machismo

Também foi aprovado em 3ª discussão o importante PL nº 52/2021, de autoria de Linda Brasil, que versa sobre ações de formação de combate ao machismo nas escolas de Aracaju.