Dr. Manuel Marcos destaca o Dia Internacional da Enfermagem

por Marta Costa, Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 13/05/2022 09h45, última modificação 13/05/2022 09h45
Dr. Manuel Marcos destaca o Dia Internacional da Enfermagem

Agência Câmara Aracaju

Dia 12 de maio se comemora internacionalmente o Dia da Enfermagem. A data é uma referência a Florence Nightingale, considerada a fundadora do método moderno. No Brasil, além do comemoração da profissão, entre os dias 12 e 20 de maio se comemora a Semana da Enfermagem, instituída em meados dos anos 40 em homenagem a enfermeira Ana Néri, brasileira reconhecida por seu pioneirismo no alistamento voluntário em combates militares.
O vereador e médico Dr. Manuel Marcos (PSD) homenageou os colegas de trabalho na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na última sessão, 12. De acordo com o parlamentar, embora o modelo de enfermagem que conhecemos nos dias atuais tem seu surgimento em 1840, com o método desenvolvido por Nightingale para cuidar dos soldados feridos, a sua origem é milenar. Data antes mesmo do nascimento de Cristo.
“ Eu, como médico, não poderia deixar de fazer um reflexão do dia da enfermagem. Pouca gente sabe como surgiu a profissão da enfermeira, em particular. Nas guerras, durante séculos, só os homens poderiam operar, então tiveram a ideia de chamar as mulheres para cuidar dos soldados feridos, mutilados nos combates. Mas há registros da atuação delas no Novo Testamento. Poucas pessoas reconhecem uma das profissões mais lindas e antigas do mundo. A enfermagem é fundamental para a recuperação dos pacientes", disse.
Ao parabenizar a categoria, Dr. Manuel exibiu aos parlamentares fotos ao lado das colegas enfermeiras e lembrou da importância da valorização profissional. "As enfermeiras são anjos. Elas cuidam dos pacientes depois dos procedimentos. Eu daqui a pouco saio para fazer minhas cirurgias e conto com a dedicação delas para cuidar das pacientes. Parabéns. Eu agradeço e valorizo. Esse piso demorou demais para chegar para vocês pela importância que tem o trabalho da enfermagem para saúde pública do Brasil”, alertou.