Linda Brasil destaca o mês de março como mês de luta das mulheres

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 03/03/2022 14h04, última modificação 03/03/2022 14h04
Linda Brasil destaca o mês de março como mês de luta das mulheres

Foto: César de Oliveira

A vereadora Linda Brasil (PSOL), ocupou o grande expediente nessa quinta-feira, 03, falar sobre a importância de março como mês de luta para todas as mulheres, o 8 de março é a data que marca o Dia Internacional de luta de todas as mulheres, que foi construída para lembrar a luta e resistência de mulheres em busca de melhores condições de vida e trabalho.

“Essa data não foi instituída a partir de um acontecimento único, mas de um cenário marcado por diferentes mobilizações de mulheres operárias do final do século XIX e início do século XX, que lutavam por condições menos degradantes de trabalho e participação na vida política”, explicou.

A parlamentar enfatizou que a data celebra a luta, o protagonismo e a resistência das mulheres e é importante para todas as pessoas comprometidas com o fim das diversas formas de violência.

“É data de celebrar o protagonismo feminino e de somar forças no enfrentamento às diferentes formas de violência de gênero que incidem sobre as nossas corpas e vidas das mulheres, tais como as desigualdades sociais, salariais e na ocupação de cargos de poder, a imposição de padrões estéticos, o machismo, o racismo, a LBTfobia, a violência política e todas as mais variadas formas de violência, inclusive, a violência praticada pelo Estado que utiliza da força repressiva para promover o genocídio da população negra, como a que vimos neste final de semana na comunidade da Gamboa de Baixo, em Salvador, com o desespero das mães de três jovens negros executados por essa política de caça às drogas e pela Polícia baiana”, argumentou.

Os dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP) são gravíssimos, e aponta que no primeiro semestre do ano passado, em Sergipe, foram registrados 4,7 mil casos relacionados à violência contra a mulher, dado agravado com o aumento de mais de 42% de casos de feminicídio em nosso estado.

“Neste ano já tomamos conhecimento do assassinato de duas pessoas trans aqui em Sergipe. Já é um número maior que o registrado em todo o ano passado, quando duas pessoas trans foram assassinadas, de acordo o relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra). Com isso, Sergipe segue na 23º posição no ranking dos estados onde se registrou homicídio na população transgênera”, informou.

Ainda de acordo com a Antra, 140 pessoas trans brasileiras foram mortas em 2021; 4 em cada 10 homicídios contra trans no mundo ocorreram no Brasil. Isso é alarmante. “E mais chocante ainda é perceber que os órgãos oficiais não produzem dados sobre esses assassinatos. Se não fosse a Antra, nós nem teríamos esse tipo de informação para cobrar política pública. Isso é negligência. Isso é violência promovida pelo Estado”, denunciou.

Linda colocou como o ódio ao feminino é um dos fatores que aumenta essa violência direcionada às mulheres cis e trans. E diante desse enfrentamento, a importância da derrubada também de um presidente que tem alimentado o ódio às mulheres e demais grupos sociais historicamente excluídos.

“É por tudo isso que dizemos que o mês de março é o mês de luta de todas as mulheres. Nesse ano sairemos mais uma vez nas ruas para lutar pela vida de todas as mulheres e para que a tragédia de eleger um genocida, racista, machista para a presidência do país nunca mais se repita”, reverberou.

Na ocasião, Linda informou que a mandata também fará diversas ações neste mês, principalmente buscando a efetivação da Lei 5413/2021 que foi aprovado ano passado na CMA e institui a campanha permanente de combate ao machismo e valorização do protagonismo das mulheres ao longo da História nas escolas públicas do município de Aracaju.

“Também vamos protocolar diversos projetos de Lei como, por exemplo, o que emenda toda a lei 5.066/2018, que dispõe sobre a implantação de medidas de informação e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica no Município de Aracaju. Vamos também promover espaços educativos de reflexão e debate; além de criar conteúdo específico para as redes sociais. Sem dúvida, será um mês de muita luta”, frisou.

Por fim, a parlamentar falou sobre a importância da derrubada dos vetos do prefeito Edvaldo Nogueira na Câmara Municipal de Aracaju para o avanço da democracia. “Foi a mobilização das categorias e movimentos sociais, numa articulação conjunta com a cma, que fizeram a diferença. A importância dessa mobilização, é assim que garantiremos as políticas públicas. Foi fundamental para que a população se sinta de fato partícipe de todas as decisões tomadas aqui”, concluiu.