Linda Brasil destaca o Dia de Combate à AIDS

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 01/12/2021 12h54, última modificação 01/12/2021 12h54
Linda Brasil destaca o Dia de Combate à AIDS

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 1, a vereadora Linda Brasil (PSOL) foi ao Pequeno Expediente comunicar que 1º de dezembro se celebra o Dia Mundial de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), causada pelo HIV. Acrescentou que o ano de 2021 marca os 40 anos da descoberta do primeiro paciente infectado por este vírus no mundo, e, desde então, muitas pesquisas científicas buscaram formas de controlar o agente infeccioso e colocar um fim nesta pandemia, muito mais silenciosa que a da covid-19.

“Segundo levantamento da UNAIDS (programa das Nações Unidas), 37,6 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo. Em 2020, 73% desse grupo tinha acesso ao tratamento antiviral, o que representa 27,4 milhões de pessoas. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que aproximadamente 936 mil pessoas vivem com HIV”, relatou.

A parlamentar destacou a importância de toda a população realizar o teste do vírus da Aids, lembrou que durante muitos anos a doença era usada para estigmatização da população trans e LGBTQIA+. “Foi graças a luta de ativistas e da ciência que conseguimos comprovar que o vírus atinge a todas, todos e todes. De acordo com o boletim epidemiológico do HIV/AIDS do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, 57, 74% das pessoas que contraíram o HIV eram heterossexuais. Vamos discutir a luta contra esse estigma e por políticas públicas em uma audiência na Câmara, com a data ainda a ser definida”, salientou.

Linda ainda colocou a importância do acompanhamento médico para quem testou positivo como parte fundamental na luta contra a doença. “Nesse sentido quero parabenizar e estou muito feliz, por essa sessão ser denominada Sessão Drº Almir Santana, pela seriedade e combatividade que ele sempre lutou, inclusive nesse período de pandemia com este tema aqui no nosso estado, então, muito agradecida”, expressou.

Natal Sem Fome

Por fim, a vereadora divulgou o projeto Natal Sem Fome, organizado pelo Movimento Sergipe Sem Fome, que desde o início da pandemia vem distribuindo cestas básicas para a população mais vulnerável.“ É importante contar com as doações de todos/as/es que puderem ajudar, é um ato simples, mas que faz muita diferença para centenas de famílias que não tem o que comer, e como dizia Betinho, o saudoso militante dos direitos humanos, “quem tem fome, tem pressa”, informou.

Pontos para doar

Sindiscose (8h às 12h)

TV Padre Gaspar Lourenço, 50. Bairro São José.

Ponto de Entrega

Rua Doutor Benedito Guedes, 206. Bairro Coroa do Meio.

CAU/SE (7h30 as 12h30)

Rua Barão de Maruim, 115. Bairro São José.