Linda Brasil comemora a aprovação das emendas do pagamento do Piso Salarial dos professores e agentes de saúde

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 17/02/2022 16h48, última modificação 17/02/2022 16h48

Foto: César de Oliveira

Em mais um dia de votação de manutenção ou derrubada dos vetos do prefeito às emendas do PPA (Plano Plurianual) e da LOA (Lei Orçamentária Anual), nesta quinta-feira, 17, as categorias e movimentos sociais estiveram reunidos para a derrubada dos vetos às emendas que atualizam o Piso de professores e agentes de saúde, além da aprovação de recursos para a saúde.

Após mobilização intensa, a maioria dos/as parlamentares votaram pela aprovação da derrubada do vejo das emendas, entendendo a importância da correção do Piso. Para a vereadora Linda Brasil (PSOL), é uma vitória das categorias trabalhistas e movimentos sindicais.

“A derrubada desses vetos do prefeito Edvaldo me honra muito esse parlamento, porque é uma vitória não só para essa casa, mas para esses trabalhadores/as que estão aí fora e se mobilizaram desde o início da votação do PPA. E nós de forma unânime derrubamos o veto. É uma atitude desrespeitosa do prefeito ter vetado essa emenda dos agentes de saúde, principalmente com a crise que estamos vivenciando na saúde com a situação da pandemia”, explanou.

A parlamentar também ressaltou a importância da manutenção da aprovação da emenda que reajusta o Piso Salarial dos professores do município. Para ela, o resultado mostra a força da organização dos trabalhadores e trabalhadoras, além disso, lembrou a importância da continuidade da mobilização para a votação da LOA na próxima terça-feira.

“Hoje é um dia histórico na garantia de algo que é constitucional, que é a garantia do Piso Salarial. O que aconteceu hoje com a aprovação dessa emenda e a derrubada do veto foi fazer jus ao direito que os professores e professoras do nosso município têm, e que foi negado esse tempo todo. Quero parabenizar a mobilização dos/das trabalhadores/as que estão aí desde a votação do PPA, ressaltar a importância da organização coletiva para a garantia de direitos, é uma vitória do magistério, mas também é uma vitória da educação pública de qualidade. Quero agradecer a todos os vereadores/as que votaram pela derrubada do veto do prefeito Edvaldo”, destacou.

Por mais creches

Na sessão, os vereadores da base mantiveram veto do prefeito na emenda que destina recursos para a construção de novas creches no município. A vereadora Linda Brasil (PSOL) apelou para que os parlamentares derrubassem esse veto da emenda de autoria da vereadora Emília Correia, uma vez que essa é uma das maiores necessidades das famílias de Aracaju, principalmente aquelas mais vulneráveis.

“Tem um déficit muito grande de creches para a população aracajuana, para as mães e os pais que trabalham necessitam de uma creche para deixar os filhos. Nós conversamos com a Secretaria Municipal de Educação, e o que se justifica é que não tem recursos para a construção de mais creches, o que estamos fazendo aqui é auxiliar para que se tenha recursos para a construção de creches no município”, afirmou Linda.

No entanto, os vereadores da base do prefeito alegaram que apesar da importância das creches, não aprovam a sugestão do redirecionamento dos recursos. Linda também votou a favor da emenda que previa manutenção e planejamento de canais para evitar enchentes nos bairros. A parlamentar seguirá aprovando todas as emendas que são de benefício da população aracajuana.